Categorias
Carreira Empregabilidade

Dicas para entrevista de empregos

Dicas importantes de como se preparar antes e como se comportar durante uma entrevista de emprego, com vistas a aumentar a possibilidade de colocação.

entrevista de emprego

A entrevista de emprego é uma das principais fases de uma seleção para vaga de emprego. Para chegar a esta fase, você provavelmente:

  1. Já  acionou a sua network de amigos e ou procurou por vagas em agencias de emprego, classificados de jornais, sites especializados em curriculum ou foi diretamente ao RH das empresas;
  2. Conseguiu encontrar uma vaga de emprego que lhe interessou;
  3. Elaborou um currriculum que chamou a atenção do entrevistador para seus pontos fortes.

Mas para conseguir a tão sonhada vaga de emprego no mercado de trabalho é necessário passar pela entrevista em praticamente todos os casos, mesmo quando alguém lhe indicou para a vaga. Este artigo vem contribuir mais uma vez com aqueles que estão a procura de uma vaga de emprego ou recolocação. Leia e coloque em prática estas dicas e poderá aproveitar a chance que precisa para agarrar a sua oportunidade de emprego.

Veja também os artigos:

Como realizar uma boa entrevista de emprego

Para conseguir a tão sonhada colocação no mercado de trabalho, em praticamente todas as oportunidades é necessário passar por pelo menos uma entrevista de emprego. Todos os profissionais, por mais experientes que sejam, sentem aquele “friosinho na barriga” antes dela, até porque o sucesso em uma entrevista de emprego é um passo fundamental para a conquista de uma recolocação.

Não existe um método infalível para conseguir sucesso em uma entrevista de emprego, mas se seguir algumas dicas simples você evitará cometer erros que podem acabar com suas chances no processo de seleção, mesmo que seu perfil seja perfeito para preenchimento da vaga de emprego. Além disso, estas dicas se aplicadas ajudarão o profissional a ter atitudes que poderão ser decisivas a seu favor.

Antes da entrevista

Antes da entrevista de emprego, procure ter uma boa noite de sono e chegar ao local com a cabeça tranqüila. Coloque a melhor roupa, que seja discreta e harmoniosa, evitando excesso de detalhes, decotes ou transparências.

Prepare-se para responder as perguntas mais comuns e informe-se muito bem sobre a empresa.

Não chegue atrasado e procure chegar pelo menos 20 minutos antes do horário marcado. Não esqueça de passar no banheiro e dê uma olhada na aparência. Olhe a roupa, maquiagem, cabelo e outros detalhes para ver se está tudo ok.

Mantenha-se confiante e trate a todos que encontrar no local da entrevista cordialmente, sejam outros candidatos, recepcionistas, ou mesmo faxineiros.

Durante a entrevista

Durante a entrevista, é preciso acima de tudo tranquilidade e segurança. Ao ser anunciado, fique calmo.

Não entre na sala sem antes cumprimentar o entrevistador e pedir licensa. Só entre quando o mesmo o convidar. Quando o mesmo o convidar, entre com um sorriso no rosto e quando o selecionador estender a mão para cumprimentá-lo, aperte a sua mão de forma firme e natural(caso o entrevistador não o convidar logo para entrar, permaneça de pé na porta aguardando que ele lhe chame e sente-se somente quando for convidado).

Nunca coloque qualquer pertence na mesa do entrevistador. Ao se sentar, mantenha boa postura e olhe nos olhos do entrevistador e não se distraia durante a entrevista.

Não minta, não masque chicletes, evite gírias, não fume e evite gesticular demais.

Durante a entrevista, também é importante que não haja interrupções desnecessárias. Portanto, não vá ao banheiro, não atenda o celular(mantenha-o desligado), e não peça agua ou café, caso não lhe seja oferecido.

Quando estiver conversando com o entrevistador, mostre a ele quem você realmente é. Seja positivo e otimista, responda sempre de maneira objetiva, evitando respostas curtas demais, mas comunicando suas qualidades, de modo sucinto. Mostre desinibição, confiança, seriedade e motivação.

Ao falar da vida pessoal, fale a verdade, mas com discrição. Não tente emocionar o entrevistador com seus dramas pessoais, frustrações e outros problemas, assim como falar mal da antiga empresa e, se for pergundado sobre o porque foi demitido, nunca fale que foi causada por alguma injustiça ou perseguição.

Você deve ouvir as perguntas com atenção e responder com objetividade, mas também é importante fazer perguntas interessantes sobre a empresa e o cargo como: quais são os objetivos da empresa, quais qualificações são necessárias para um bom desempenho no cargo e outras que sejam relacionadas.

Depois da entrevista

Depois de encerrada a entrevista saia da sala com um sorriso discreto, agradecendo a atenção que lhe foi dispensada de maneira tranqüila.

Seja sempre otimista e confiante e mantenha o auto-controle. Evite ficar ligando para a empresa. Espere uns 15 dias e ligue, falando somente com a pessoa que o entrevistou.

Caso passe mais tempo e não haja resposta, não desanime. Isto não é necessariamente um fracasso pessoal. A arte de realizar entrevistas é um aprendizado que se aprimora por toda a vida e uma boa entrevista não é garantia de emprego.

Gostou das dicas de entrevista de emprego?

As dicas que demos aqui certamente ajudarão você a realizar uma excelente entrevista de emprego.

Mas este artigo é curto e não esgota o assunto. Caso queira ajudar, que tal adicionar mais dicas aqui nos comentários!

E se este artigo te ajudou de alguma forma, por favor, comete! Curta! E Compartilhe nas redes sociais para que este conteúdo possa ajudar mais pessoas que precisem fazer uma boa entrevista de emprego e conquistar sua vaga!

Links relacionados

Por Marcelino AJ

Marcelino AJ é Técnico em eletrônica e eletricista, mas faz de tudo um pouco. Também é autor e mantenedor do site MAJTec - Carreira e Desenvolvimento Pessoal e compartilha conteúdo de qualidade com dicas de carreira, motivação e Desenvolvimento pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.