Categorias
Carreira Empregabilidade Marketing Pessoal Network profissional Recolocação Profissional vagas de emprego

O que é network e como usa-la para conseguir uma vaga de emprego

O que é network profissional, como criar uma network poderosa e como usa-la para conseguir uma vaga de emprego ou recolocação profissional.

A competição no mercado de trabalho está cada vez mais acirrada. Para obter sucesso na busca para conseguir uma vaga de emprego e mante-la, é fundamental:

Resumindo, ser eficiente em relação ao desenvolvimento do seu marketing pessoal e empregabilidade. E uma das principais facetas de um marketing pessoal eficiente, um dos principais pilares da empregabilidade, é o desenvolvimento de uma sólida Network Profissional.

Mas, o que é network? Como desenvolver uma network ? Como a sua network poderá ajudá-lo a conseguir uma boa vaga de emprego e sucesso na sua carreira profissional?

Veja também os artigos:

O que é network

A tradução direta da palavra inglesa network é rede de trabalho, mas o mais correto é dizer que network  (no contexto profissional) é  a rede de contatos e relacionamentos pessoais e profissionais que desenvolvemos ao convivermos com outras pessoas. É formada pelos nossos familiares, colegas de trabalho, clientes, amigos, ex-patrões, ex-colegas de trabalho, ex-colegas de escola, fornecedores, correligionário(adj. e s.m. Que ou aquele que pertence à mesma religião, ou partido político), vizinhos,  toda e qualquer pessoa com que nós nos relacionamos hoje ou tivemos a oportunidade de conviver um dia, que dão ou podem nos dar suporte para atingir os nossos objetivos.

Network (ou Networking)  também pode ser definido como um conjunto de técnicas e ferramentas que  visam cultivar e promover boas relações pessoais e profissionais, são ações de marketing pessoal  em que sempre realizamos uma  generosa troca de favores (“Eu te ajudo hoje, amanhã se puder você me ajuda “).  É ter sempre a consciência de que  não estamos sozinhos e que sempre precisaremos da ajuda de outras pessoas para atingir os nossos objetivos e que para isso precisamos mais do que simplesmente conhecê-las, mas precisamos nos relacionar com elas, ajudá-las, ensiná-las,  enfim, nos mostrar amistosos com elas independentemente do que elas pode nos oferecer hoje (pois elas sempre poderão nos ajudar de alguma forma no futuro).

Já que a maioria das vagas de emprego são preenchidas por indicação, precisamos estar o tempo todo buscando desenvolver a uma sólida rede de relacionamentos.

Mas, como desenvolver uma network que nos proporcione oportunidades de emprego, ascensão profissional e bons negócios?

Como desenvolver uma boa Network

Uma network sólida não é uma coisa que se faça de uma hora para outra, nem é algo tão difícil que necessite de algum dom especial. Qualquer pessoa pode desenvolver uma network sólida e eficiente (mesmo que não seja extrovertida), desde que tome a iniciativa e busque valorizar as relações sociais.

Observe  algumas dicas importantes para criar e manter uma network:

  • Crie uma lista de contatos –  Lembre-se das pessoas com quem você já se relacionou e que podem ser interessantes para a sua lista, como antigos colegas de faculdade ou trabalho, parentes distantes, conhecidos da família, ex-chefes, ou qualquer outra pessoa que você tenha ligação socialmente.
  • Mantenha contato – Após montar uma base de contatos, não fique muito tempo sem falar com alguns deles. Isto é fundamental e deve ser feito sempre,  mesmo quando não está a procura de um emprego. Dê um simples telefonema, passe um e-mail (pessoal, esqueça o follow-up), cumprimente sempre que encontrar,  freqüente os mesmos ambientes que seus contatos, poste scraps nas redes sociais, divida informações importantes.  Anote todas as informações interessantes a respeito da pessoa(por exemplo, quantos filhos tem, em que empresas trabalhou, a escola em que estudou, suas qualificações) no verso do cartão de visitas ou em uma agenda e assim quando encontrar novamente com ela poderá continuar a conversar sobre um assunto de seu interesse,  mostrando também que se importa pessoalmente com ela.
  • Comece novos relacionamentos – Visite locais como feiras, congressos profissionais, palestras e workshops. Apresente-se a todos que puder e converse com eles, expondo o que faz e ouvindo com atenção a respostas.  Faça o mesmo sempre que se relacionar profissionalmente com uma pessoa diferente do seu círculo, como em um novo projeto, ao visitar um cliente, ao prestar um serviço externo.  Crie um bom cartão de visitas e o entregue para quem você acha que possa te render bons contatos.
  • Cuide de obter sempre uma boa primeira impressão – “A primeira impressão é a que fica”. E em marketing pessoal, a primeira impressão  é fundamental.  Seja sempre simpático tanto pessoalmente quanto via e-mail ou telefone,  evite gírias em excesso, prepare-se para falar com segurança sobre quem é e o que faz.
  • Não pergunte imediatamente sobre empregos – Network não é necessariamente “fonte de emprego”, é fonte de oportunidades. Nunca peça empregos diretamente, especialmente se ainda não tiver conquistado um relacionamento  profundo e de confiança com a pessoa em questão. Mostre as suas qualidades, exponha a sua experiência. Quando você precisar, basta ser sutil e a resposta Sua rede de contatos pode ser muito melhor aproveitada se você for sutil em suas colocações, aproveitando para adquirir informações potencialmente úteis para sua vida profissional.
  • Seja generoso – Não pense que basta se aproximar dos outros e obter o que quer deles.  Mais importante do que ter alguém com quem contar, é poder ser a pessoa com a qual alguém pode contar. Por isso, quanto mais favores você fizer, maior a chance dos seus serem atendidos de forma satisfatória. Compartilhe informações. Ajude.  Indique algumas vagas, clientes, fornecedores,  dê boas referências  a pessoas que estão precisando de um bom  profissional. Não seja egoísta.
  • Use as Redes Sociais – As redes sociais são uma excelente ferramenta para ajudar a manter e expandir sua network, e assim possibilitar a obtenção de uma boa vaga de emprego através dela.  Mas  não devemos pensar que simplesmente por criarmos uma conta em sites como Linkedin ou facebook e adicionar alguns contatos, que já estamos fazendo tudo que se requer para o desenvolvimento de uma network sólida. De nada adianta ter centenas de contatos nas comunidades online se você não tem relações reais com nenhum deles.  Procure e adicione as pessoas com quem você se relacionou nos encontros profissionais. Mande depoimentos e indicações nesses sites sociais, utilize todas as ferramentas que eles propiciam.

Como uma boa network poderá ajudá-lo a conseguir e manter uma boa vaga de emprego e sucesso na carreira

A  pesquisa A Contratação, a Demissão e a Carreira dos Profissionais Brasileiros realizada em 2009 pela pela agência de recolocação Catho mostra que no geral, 44,5% dos entrevistados conseguiram o atual emprego pela indicação de amigos.

É comum ótimas vagas de emprego, principalmente para cargos mais altos, não serem publicadas em páginas de recrutamento de websites e jornais. Elas são divulgadas no boca a boca, com o objetivo de encontrar pessoas por indicação.  A contratação de um novo funcionário é uma tarefa das mais delicadas e os empresários precisam ser acertivos em suas escolhas para preenchimento de vagas, pois os custos envolvidos em um erro são extremamente altos.

Portanto para conseguir uma vaga de emprego, uma recolocação ou promoção é essencial que o profissional crie e mantenha uma rede de contatos profissionais enquanto está trabalhando. Seja generoso, converse com as pessoas, ajude-os sempre que puder sem pedir nada em troca, crie uma boa reputação  e recomende outros sempre que possível.  Network é mais que uma simples ferramenta, é um estilo de vida que mais cedo ou mais  renderá os resultados esperados.

Gostou das dicas de como criar uma netwok ?

As dicas que demos aqui certamente ajudarão você a criar e  promover cada vez melhor sua network profissional e aumentar significativamente suas chances de conseguir uma vaga de emprego ou uma recolocação profissional.

Mas este artigo é curto e não esgota o assunto. Caso queira ajudar, que tal adicionar mais dicas de como usar sua network como ferramenta para conseguir vagas de emprego aqui nos comentários!

E se este artigo te ajudou de alguma forma, por favor, comete! Curta! E Compartilhe nas redes sociais para que este conteúdo possa ajudar mais pessoas que precisem aprender a como criar e promover uma network profissional e conquistar sua vaga de emprego!

Fontes de Referência:

Por Marcelino AJ

Marcelino AJ é Técnico em eletrônica e eletricista, mas faz de tudo um pouco. Também é autor e mantenedor do site MAJTec - Carreira e Desenvolvimento Pessoal e compartilha conteúdo de qualidade com dicas de carreira, motivação e Desenvolvimento pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.