Categorias
Carreira Empregabilidade Recolocação Profissional Redes sociais vagas de emprego

Como conseguir sua vaga de emprego – Parte 2

Depois de iniciarmos a série Como conseguir sua vaga de emprego, continuaremos falando sobre como usar as Redes Sociais para obtermos uma vaga de emprego.

Depois de termos dado inicio a série de artigos com dicas sobre Como conseguir sua vaga de emprego, continuaremos esta série falando sobre como podemos usar as Redes Sociais para obtermos uma vaga de emprego. Rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns e existem diversos tipos de redes sociais.

Abordaremos neste artigo como podemos usar os sites de relacionamento (facebook, instagram, twitter) e sites de redes profissionais ( LinkedIn) como ferramentas muito eficientes na busca por uma vaga de emprego.

Veja também os artigos:

O que são as Redes sociais

Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes.

O ser humano  precisa e gostra de experiências em grupo, e na internet florescem os sites que utilizam-se de uma série de ferramentas de comunicação para crescer baseadas no conceito de  Redes Sociais. Para muitos usuários, principalmente aqueles que ficam muito tempo conectados e que fazem parte da chamada Geração Internet, as redes sociais online não são apenas uma maneira de manter contato, mas um modo de vida.

A maioria  dos sites de rede social possuem recursos  comuns, como por exemplo:

  1. Poder criar e compartilhar um perfil pessoal fotos e algumas informações pessoais básicas (nome, idade, sexo, local)
  2. Um espaço extra para que a pessoa informe suas bandas, livros, programas de TV, filmes, hobbies e sites preferidos.
  3. A maioria destes sites também permite postar fotos, vídeos e blogs pessoais na sua página de perfil,
  4. Possuem recursos para  encontrar e fazer amigos entre os membros do site e criar ou se filiar a comunidades de usuários com intereses em comum.

Como usar as redes sociais para conseguir vagas de emprego

Como já foi mensionado no nosso artigo” Como usar as redes sociais para conseguir vagas de emprego“, cerca de 70 % das vagas de emprego disponíveis no mercado são preenchidas por meio de indicações. Por isso manter um bom relacionamento com as pessoas e saber mostrar o seu talento pode ser fundamental para o seu crescimento profissional e conseguir uma destas vagas. E isto torna essencial manter contato com sua rede de relacionamento também no mundo virtual. Neste processo, as redes sociais ajudam bastante. Elas  não servem apenas como entretenimento e para conversar com os amigos. Através das  redes socais pode-se aumentar seus contatos, mostrar o seu trabalho e trocar experiências com outros profissionais. Percebendo esta necessidade,   surgiram na internet alguns sites de redes sociais especificos para formação de redes de relacionamento profissionais (networking), como o conhecido mundialmente linkedIn.   Estes sites são sistemas que conectam profissionais,  ajudam o profissional a adquirir e disseminar novos conhecimentos e informações, divulgam suas habilidades, competências e experiências,   bem como aumentam sua rede de relacionamentos.  Estes sites atualmente tem obtido um número cada vez maior de usuários que buscam divulgar seu curriculo na internet de maneira eficiente, expandir e aprofundar o seu network, conseguir novos empregos, clientes, fornecedores e parceiros.

Mas as outras redes sociais,  conhecidas como redes de relacionamento tais como o facebook, instagram e twitter,  também podem ser usadas para ajudar a conseguir uma vaga de emprego. Inúmeras empresas de RH e até  estatais estão utilizando as redes sociais para avaliação e seleção para vagas de empregos.Veja algumas dicas para transformar seu perfil de rede social em uma ferramenta para prospecção de vagas de emprego:

  1. Adicione informações profissionais atualizadas nos seus perfis, com boas referências profissionais;
  2. Evite exageros e nunca invente qualificações inexistentes;
  3. Inclua-se em comunidades da sua área profissional e adicione pessoas das empresas que lhe interessam;
  4. Exclua todas as comunidades do tipo: Eu odeio o meu chefe, odeio trabalhar, odeio acordar cedo, todas essas comunidades que contribuem de forma negativa e que vão de encontro a uma pessoa que não é sociável e difícil de lidar;
  5. Não tuite assuntos relacionados ao dia a dia do seu trabalho atual, ou se for tuitar seja extremamente político nas suas afirmações;
  6. Não peça diretamente emprego em seus perfis de rede social ou twitter;
  7. Evite postar fotos suas em situação muito pessoais, como namorando, vestido de maneira inadequada ou segurando litros e litros de uísques. Suas fotos dizem muito como você é verdadeiramente. Portanto se quiser passar uma imagem sóbria e responsável, evite se expor demais no seu álbum de fotos. Lembre-se que seu perfil na internet é o seu principal cartão de visita para tudo.
  8. Crie conteúdo de qualidade relacionado a sua área de atuação ou interesse e dissemine seus trabalhos e posts em blogs e nas redes sociais.  Por exemplo: suba para uma rede de conteúdo (ScribdSlideshareIssuu, entre outras) ou um blog, ou um site de divulgação de artigos seu TCC ou uma apresentação que tenha feito sobre a área em que atua, deixando claro seu nome, data de apresentação e seus contatos. Não esqueça de taggear tudo usando as palavras-chave correspondentes e divulgar o link em todos os seus perfis (não adianta nada criar conteúdo excelente e não divulgar).
  9. Escreva corretamente. Mostre que domina o português. Nada de abreviações ou “internetês”.
  10. Outras ferramentas bastante úteis e cada vez mais utilizadas são o video curriculo e o podcast. O vídeo currículo é uma apresentação em vídeo em que o profissional fala de si mesmo, de suas qualificações profissionais, experiência e projetos desenvolvidos , fala de sua formação e seus objetivos, como no currículo de papel. Costuma-se posta-los em sites como o youtube,  vimeo e sites especializados neste produto, porém o youtube tem a vantagem de, além de proporcionar maior visibilidade ao conteúdo, também ser uma rede social de compartilhamento de videos, na qual o usuário cria um perfil e adicionar seus contatos.

As redes sociais são ferramentas poderosíssimas e devem ser usadas sem moderação mas com muita prudencia para melhorar sua empregabilidade e conseguir a tão sonhada vaga de emprego.

Gostou das dicas de como conseguir sua vaga de emprego?

As dicas que demos aqui certamente ajudarão você a usar melhor suas redes sociais e aumentar significativamente suas chances de conseguir uma vaga de emprego ou uma recolocação profissional.

Mas este artigo é curto e não esgota o assunto. Caso queira ajudar, que tal adicionar mais dicas de como usar as redes sociais como ferramenta para conseguir vagas de emprego aqui nos comentários!

E se este artigo te ajudou de alguma forma, por favor, comete! Curta! E Compartilhe nas redes sociais para que este conteúdo possa ajudar mais pessoas que precisem aprender a como usar as redes sociais e conquistar sua vaga de emprego!

Por Marcelino AJ

Marcelino AJ é Técnico em eletrônica e eletricista, mas faz de tudo um pouco. Também é autor e mantenedor do site MAJTec - Carreira e Desenvolvimento Pessoal e compartilha conteúdo de qualidade com dicas de carreira, motivação e Desenvolvimento pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.