Categorias
Carreira Empregabilidade Marketing Pessoal vagas de emprego

Como conseguir sua vaga de emprego

Quem ficou desempregado ou está insatisfeito está a procura de uma vaga de emprego. Descubra como várias ferramentas poderão ajudá-lo a consegui-la.

Devido à economia brasileira ter se recuperado relativamente bem da crise mundial do início dos anos 2000, em 2010 podemos ver por toda volta notícias de vagas de emprego, de que o mercado de trabalho está bastante aquecido em todas as regiões do país. Indústria, construção civil, comércio, área de petróleo e gás e prestação de serviços tem gerado milhares de vagas de emprego nas mais variadas áreas e profissões. É vaga de emprego que não acaba mais. Este grande movimento de abertura de vagas de emprego tem feito que muitas pessoas estejam a procura de vaga, estejam elas empregadas ou não.

Entre os desempregados estão:

  1. Aqueles que não têm qualquer experiência profissional e estão a procura do primeiro emprego;
  2. Os aposentados e pensionistas que estão voltando ao mercado de trabalho, pois como as pessoas ao se aposentarem vêem seus rendimentos reduzidos, mas suas despesas continuam as mesmas(quando não aumentam), acabam sentindo a necessidade de renda extra e voltam a procurar emprego;
  3. Muitos perderam seus empregos e ficaram desempregados  durante a crise e estão tentando voltar a trabalhar agora;
  4. Vários abandonaram seus empregos e buscaram empreendimentos que fracassaram ou não ainda não estão equilibrados, ou ficaram desempregados e foram para a economia informal. Agora estas pessoas voltam a disputar vagas de emprego fixo;

Muitos dos que continuam empregados também estão procurando vagas, buscando a chamada recolocação profissional. Estas pessoas procuram, entre outras coisas:

  1. Salário mais alto
  2. Satisfação. Com o mercado de trabalho mais aquecido, muitos que se acomodaram por medo do desemprego hoje buscam vagas de emprego que se encaixam melhor em seu perfil, que lhe tragam mais autonomia, que seja mais próximo de casa ou da família, que fujam radicalmente sua atual área de atuação e muitos outros motivos
  3. Também temos aqueles que visam o progresso em suas carreiras. São profissionais que buscam vagas de escalão superior (cargos de liderança por exemplo), técnicos de nível médio que buscam vagas de nível superior, graduados que após terminar uma pós graduação não encontram reconhecimento em seus empregos atuais.

Porém, mesmo com tantas vagas de emprego disponíveis, algumas pessoas ainda se queixam que não conseguem encontrar vagas que se encaixam em seu perfil ou que são ruins, por pagarem pouco, não oferecerem benefícios adequados ou boas perspectivas de progressão de carreira.

Levando em conta esta realidade estou publicando esta série de artigos com várias dicas de ferramentas para prospectar(2. Examinar ou procurar minuciosamente e com método, conforme o dicionário  online priberam) e conseguir sua vagas de emprego,  o que certamente irá aumentar muito as suas chances de recolocação.

Veja também os artigos:

Indicação

A primeira ferramenta que iremos abordar é o famoso  QI (Quem Indica). Esta é considerada o principal caminho para obtenção de vagas de emprego.

A contratação de um novo funcionário é uma tarefa das mais delicadas e os empresários precisam ser assertivos em suas escolhas para preenchimento de vagas, pois os custos envolvidos em um erro são extremamente altos.  Profissionais mentem em entrevistas, o currículo do candidato muitas vezes  não condiz com sua real qualificação, muitos vícios e qualidades dos candidatos não podem ser percebidos durante um processo seletivo, por mais bem conduzido que seja.   Por isso cada vez mais vagas de emprego são preenchidas por indicação, pois (como bem explica a teoria da informação assimétrica) o fato de o indicado ser  recomendado por alguém que o recrutador conhece e confia faz com que ele veja na contratação deste profissional indicado um risco menor do que até mesmo que contratar alguém que se apresenta com qualificações superiores.

Tanto que a  pesquisa A Contratação, a Demissão e a Carreira dos Profissionais Brasileiros realizada em 2009 pela pela agência de recolocação Catho mostra que no geral, 44,5% dos entrevistados conseguiram o atual emprego pela indicação de amigos.

Mas, o que o profissional pode fazer para conseguir ser indicado para vagas de emprego?

  1. Crie e mantenha uma rede de contato profissionais enquanto está trabalhando. Para isso, cuide de sua própria imagem, sempre usando de ética nos seus relacionamentos, cuidando de seu marketing pessoal. Procure se relacionar sempre com as pessoas, aprimorando o seu likeability por pequenos gestos cotidianos que fazem toda a diferença: reconhecer a presença do outro, sorrir, estabelecer contato visual, chamar a pessoa pelo nome, prestar atenção no outro, no que tem a oferecer, no que necessita, reconhecer a contribuição do outro, agradecer, elogiar.  Também é importante  repassar conteúdo de valor para as outras pessoas,  compartilhando informações com outros profissionais e estar sempre disposto a ajudar, sendo reconhecido como referência no seu meio profissional. Aproveite oportunidades de interação com outros profissionais e clientes;  use  cartão de visitas,  entregando o seu e se possível também pedindo  o cartão do profissional com quem está conversando em reuniões profissionais e faça parte de sites de relacionamentos sérios, associações de classe(conselho profissional, clube de engenharia, …), participe em feiras e congressos, etc.
  2. Quando precisar, seja por ter ficado desempregado, ou por desejar uma recolocação no mercado, use sua network. Pode-se recorrer a colegas do trabalho antigo, de um curso, da faculdade ou escola técnica,  sempre recorrendo primeiro aos que você tem mais contato. Também pode-se recorrer a antigos superiores por pedir-lhe uma recomendação, clientes com os quais desenvolveu um bom relacionamento, fornecedores e outros. Pode-se  inclusive usar as redes sociais para começar e ajudar a conduzir este processo de acionamento de sua network profissional.
  3. Tenha cuidado ao abordar os seus contatos. Nunca se dirija a pessoa pedindo uma vaga de emprego,  pois as pessoas fugirão de você.  Isto lhes deixa em situação constrangedora, com a sensação de estar sendo usada. Diga apenas que está buscando uma oportunidade e  comece a conversar com ela, pedindo dicas, orientações, sugestões sobre a carreira, novas oportunidades profissionais, se sabe onde existem oportunidades a serem exploradas. Isto a fará se sentir importante e mais disposta a lhe ajudar. Faça isso de preferência numa situação favorável, como num almoço, ou num telefonema amigável. Lembre-se que a pessoa que por acaso tenha indicado você geralmente não é responsável por sua contratação, e que provavelmente ela não irá indicar para uma vaga para qual você não preencha os requisitos. Não fique aborrecido com estas coisas e mantenha contato.  O importante é ser lembrado na hora certa.

Nos próximos artigos desta série, abordaremos outras ferramentas para que você consiga a tão sonhada vaga de emprego.

Observações sobre a atualidade de algumas frases do artigo

Este artigo foi escrito em 2010, quando a economia estava no auge do superciclo das commodities e havia uma imensa geração de novas vagas de emprego, em todas as regiões do país e em quase todos os setores.

Com o fim do Superciclo e o irrompimento de diversas crises, o mercado de trabalho mudou radicalmente, mas as dicas do artigo são atemporais, continuam atuais como nunca.

Em tempos de crise, de pandemia, de desemprego cada vez maior, nunca foi tão importante saber como conseguir sua vaga de emprego, e manter também….

Gostou das dicas de como conseguir sua vaga de emprego?

As dicas que demos aqui certamente ajudarão você a conseguir indicações e aumentar significativamente suas chances de conseguir uma vaga de emprego ou uma recolocação profissional.

Mas este artigo é curto e não esgota o assunto. Caso queira ajudar, que tal adicionar mais dicas de como conseguir indicações aqui nos comentários!

E se este artigo te ajudou de alguma forma, por favor, comete! Curta! E Compartilhe nas redes sociais para que este conteúdo possa ajudar mais pessoas que precisem aprender a obter indicações e conquistar sua vaga de emprego!

Por Marcelino AJ

Marcelino AJ é Técnico em eletrônica e eletricista, mas faz de tudo um pouco. Também é autor e mantenedor do site MAJTec - Carreira e Desenvolvimento Pessoal e compartilha conteúdo de qualidade com dicas de carreira, motivação e Desenvolvimento pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.