Categorias
Ambição Carreira Desenvolvimento Pessoal Ética Textos Motivacionais

Ambição ou ganância

A ambição é fundamental para o sucesso, mas qual é o limite? Quando a ambição se transforma em ganância e deixa de ser saudável?

Ambição é algo saudável e necessário para a autoestima e o sucesso em qualquer atividade. Ao realizarmos a busca no google “ambição significado”, obtemos como resultado: “anseio veemente de alcançar determinado objetivo, de obter sucesso; aspiração, pretensão.

Todo ser humano precisa ter ambição, não importa quão humilde e despretensioso ele seja, pois tem a necessidade de buscar e atingir objetivos, mesmo que bem simples. Por exemplo:

  • O religioso ambiciona agradar a Deus conforme sua crença;
  • O arrimo de família ambiciona trazer o necessário para o sustento;
  • Os pais têm a ambição de criar filhos saudáveis que sejam adultos responsáveis e bem sucedidos na vida.

Já um profissional, seja ele um profissional liberal, autônomo ou empregado, tem objetivos profissionais que persegue, e que muitas vezes são perseguidos por outros profissionais.

Qual é o limite da ambição? Será que qualquer coisa vale a pena para conseguir o sucesso profissional?

O texto abaixo nos ajuda a refletir sobre isso.

Leia também os artigos:

Cuidado onde pisa!

Você sabe como um esquimó faz para matar um lobo? Ele espalha uma camada de sangue de animal sobre a lâmina de uma faca afiada. Depois a congela e repete o processo até que ela esteja totalmente coberta pelo gelo e imperceptível. Seu próximo passo é fixar essa faca no chão com a lâmina voltada para cima.

O lobo, seguindo seu faro, descobre a isca. Ele lambe o sangue congelado, e envolvido pelo seu apetite voraz, lambe cada vez mais intensamente. Em poucos minutos ele comeu todas as camadas, e a lâmina da faca já pode ser vista. Porem seu desejo pelo banquete não o deixa perceber que a faca está cortando sua língua e garganta. Então, ele passa a devorar seu próprio sangue. Seu apetite carnívoro é tão incontrolável que o lobo se autodestrói.

Reflexão sobre a ambição

O palestrante Prof. Menegatti colocou em suas redes sociais uma conclusão moral muito interessante sobre o texto acima :

Em sua caminhada pelo sucesso, você já se fez a seguinte pergunta?

Até onde minha ambição pode me levar?

Para o meu crescimento profissional ou para a minha decadência?

A ambição é fundamental para que foquemos em nossos objetivos e sejamos bem sucedidos, mas precisamos ter cuidado para que a ambição saudável não se transforme em ganancia.

A pessoa gananciosa não tem escrúpulos para obter aquilo que deseja. Ela engana, trapaceia, prejudica seu semelhante, despreza valores éticos e morais e não conhece qualquer limite para alcançar seu próprio conceito de sucesso.

Quem corrompe sua ambição e a transforma em ganância pode até conseguir um aparente sucesso, principalmente no sentido financeiro e social. Mas certamente este sucesso será passageiro. E ai o que foi feito para atingir este sucesso trará consequências que inevitavelmente levarão a decadência moral, física e até mesmo social e financeira!

Gostou da reflexão sobre ambição ou ganância?

A reflexão aqui é curta e não esgota o assunto sobre quando a ambição se transforma em ganância. Mas você pode ajudar a ampliar esta discussão colocando sua opinião, sua visão sobre o assunto deixando seu comentário!

E se este artigo te ajudou de alguma forma, por favor, comete! Curta! E Compartilhe nas redes sociais para que este conteúdo possa ajudar mais pessoas!

Links relacionados

Por Marcelino AJ

Marcelino AJ é Técnico em eletrônica e eletricista, mas faz de tudo um pouco. Também é autor e mantenedor do site MAJTec - Carreira e Desenvolvimento Pessoal e compartilha conteúdo de qualidade com dicas de carreira, motivação e Desenvolvimento pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.