Trabalho em equipe

10 dicas para ser bem sucedido ao realizar trabalho em equipe

Trabalho em equipeTrabalho em equipe tem sido cada vez mais valorizado por empresas e demais organizações. Devido a isto, o profissional que quer manter sua empregabilidade precisa aprender a desenvolver esta competência essencial que é saber desempenhar um bom trabalhar em equipe.

O artigo “Dicas para um bom trabalho em equipe”  desenvolvido pela equipe do Portal Educação aponta dez dicas importantes “o trabalho em equipe seja bem feito e os resultados possam ser alcançados” e recomendo fortemente a leitura dele, mas também vou adiantar algumas dicas.

Veja também os artigos:

10 dicas para um bom trabalho em equipe

“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos.”

Michael Jordan

Trabalho em equipe é quando um grupo ou uma sociedade resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema. Deve-se frisar a expressão esforço coletivo, pois em um grupo é comum que as pessoas, devido a características como imaturidade e individualismo, trabalhem em grupo sem efetivamente trabalhar em equipe.

Podemos usar um time de futebol como exemplo do que é um trabalho em equipe e o que não é. Um time de futebol é um grupo de 11 pessoas que buscam atingir um objetivo: fazer mais gols  que a equipe adversária e assim ganhar o jogo e o campeonato. Porém, quando o jogador está mais preocupado em fazer gol em lances individuais  e se exibir para o público, o mesmo não trabalha em equipe pois é incapaz de ajudar na marcação de oponentes quando esta se faz necessário e de passar a bola para outro companheiro que se encontra em melhor posição, sacrificando o resultado. Mas quando todos os jogadores estão entrosados, passam a bola para os em posição de vantagem e marcam os adversários quando em situação de perigo, a tendência é atingir resultados melhores mesmo que os jogadores não sejam individualmente tão talentosos.

Veja agora 10 dicas para realizar um bom trabalho em equipe:

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  1. Seja de confiança e confie no seu parceiro de equipe.  Delegue tarefas aos que tem capacidade de realiza-las e cumpra prazos e acordos
  2. Respeite a individualidade e as diferenças, pois é das diferentes experiências e modos de pensar e agir que surgem as soluções mais simples e efetivas para os problemas mais complexos. Aprenda a ouvir  e respeitar as opiniões dos outros.
  3. Não seja centralizador. Divida as tarefas, responsabilidades e principalmente os resultados.
  4. Seja humilde. Reconheça os seus erros, aceite críticas construtivas, tire duvidas,   não faça  questão de uma opinião  quando a mesma for voto vencido  e peça ajuda aos demais quando estiver com alguma dificuldade.
  5. Seja prestativo e cooperador. A chave para o sucesso de um trabalho em equipe é a intima cooperação entre os membros do time. Preocupe-se sempre em acompanhar os trabalhos dos companheiros e ofereça ajuda a quem aparenta precisar. Divida seu conhecimento e experiência com os demais que precisarem.
  6. Estabeleça objetivos claros e mantenha o foco. É impossível atingir um resultado quando os membros individuais da equipe não sabem ou não se mantêm focados no objetivo do trabalho. Crie objetivos e metas claras e divulgue-os claramente a todos, para que o grupo seja coeso e com objetivos alinhados.
  7. Reconheça. Mostre a cada membro que o seu trabalho focado é importante e premie todos os que se destacam.
  8.  Mantenha o equilíbrio durante conflitos, pois é inevitável que haja choque de opiniões, personalidades e estilos durante uma reunião ou a execução de uma tarefa. Mantenha o ouvido atento  ao que o outro tem a dizer e avalie, mesmo que a principio discorde. Respeite a opinião e avalie as motivações do outro e seja flexível sempre.
  9. Tão importante como saber o objetivo do grupo, é saber claramente o que fazer para atingir o resultado. “Se os integrantes da equipe não sabem qual a função ou papel a desempenhar, dificilmente vão poder atingir o objetivo comum.” É como um jogador de futebol que não sabe se deve se posicionar como zagueiro, meio de campo ou atacante. Defina claramente os papeis e mantenha-se focado no seu, sem se esquecer de colaborar com os demais.
  10. Planeje o trabalho e acompanhe, pois o rendimento de um trabalho em equipe está diretamente a um planejamento cuidadoso que possibilite atingir os objetivos propostos e o monitoramento constante das atividades de todos e do progresso do trabalho, que possibilite mudar estratégias e dar feedbacks a equipe a fim de corrigir os desvios.
Veja este desenho animado e assimile de maneira lúdica o verdadeiro sentido do trabalho em equipe.

CONCLUSÃO

O líder tem papel importante para o sucesso, mas fundamental é que o grupo trabalhe como equipe, pois é a união os esforços coordenados de todos que possibilita que os objetivos sejam atingidos. (veja a reportagem do Jornal O Globo sobre o time América do México:” Talento ganha jogos. Trabalho em equipe, campeonatos.”)

Portanto, leia e releia estas dicas, aprofunde esta discussão lendo os comentários e principalmente, coloque-as em prática e  seja sempre bem sucedido ao realizar trabalho em equipe.

Fonte:

  1. http://www.nube.com.br/nubenews/noticia?id_noticias=6742
  2. http://www.portaleducacao.com.br/gestao-e-lideranca/artigos/48383/dicas-para-um-bom-trabalho-em-equipe
  3. http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/ge/sucesso/equipe/050704-trabalho_equipe.shtm
  4. http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/05/02/926770/5-maneiras-melhorar-trabalho-em-equipe.html
  5. http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/10-atitudes-proibidas-no-trabalho-em-equipe?page=1
  6. http://oglobo.globo.com/blogs/planetaquerola/posts/2013/06/18/talento-ganha-jogos-trabalho-em-equipe-campeonatos-500464.asp

Crédito das fotos:

  1. Stock photo: Teamwork 4, veja os termos de licensa

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Publicado por

Marcelino AJ

Sou um Técnico em Eletrônica que atua em gerência de redes de telecomunicações. Também sou blogueiro e dedico parte do meu tempo a administração do site MAJTec - Seu espaço em que partilho material ligado a motivação pessoal, empregabilidade e humor.

4 comentários sobre “10 dicas para ser bem sucedido ao realizar trabalho em equipe”

  1. Olá Marcelino, boa tarde.
    É amigo, devo lhe pedir desculpas. Observe que logo acima de seu “comentário” complementando e citando um vídeo, apareçe destacadamente um espaço com “Comentar…”, e foi ali onde tentei fazer meu comentário. Quando cliquei na caixa logo abaixo deste espaço para concluir o comentário, é pedido login para assinatura do mesmo.
    Abraço amigo.

  2. Olha só o que eu achei:

    Veja 5 mitos sobre o trabalho em equipe

    Ninguém duvida de que boa parte das empresas depende do trabalho em equipe. Quando algumas pessoas atuam juntas com o mesmo objetivo, de forma geral, isso permite responder mais rápido às demandas e aos problemas.

    No entanto, o professor de psicologia organizacional e social da Harvard University, J. Richard Hackman, defende que nem sempre isso acontece e boa parte das corporações tem uma visão equivocada sobre o assunto.

    A seguir, Hackman detalha os cinco principais mitos sobre o trabalho em equipe que podem interferir, de forma negativa, nos resultados.

    Mito 1 – A harmonia entre os colaboradores é essencial

    O que ocorre é justamente o oposto, mostram pesquisas. Conflitos, quando bem gerenciados e focados em um objetivo comum, podem gerar soluções mais criativas. Os questionamentos são bons para a equipe. Além disso, pesquisas detectaram que as orquestras sinfônicas nas quais nem todos os membros estão em harmonia tendem a tocar um pouco melhor do que a média.

    Mito 2 – Novos membros trazem energia e frescor de ideias

    Na realidade, as pessoas que já trabalham juntas há algum tempo conseguem entregar melhores resultados do que grupos nos quais existe uma rotatividade maior de pessoas. O professor cita que trata-se de um tema comprovado cientificamente, apesar da crença de que quem está junto há muito tempo tende a ficar acomodado.

    Mito 3 – Quanto maior a equipe, melhor

    Acredita-se que quanto maior o grupo, mais chances de sucesso, já que aumenta o esforço para conseguir um objetivo comum. No entanto, equipes excessivamente grandes dificultam uma colaboração efetiva entre seus membros, o que acaba com o principal diferencial do trabalho em time. Além disso, fica mais complicado coordenar as atividades conjuntas.

    Assim, pequenos times tendem a ser mais eficientes e gerar menos frustrações.

    Mito 4 – Reuniões presenciais são coisa do passado

    Por mais que as tecnologias tenham facilitado a comunicação entre as pessoas, fazer um trabalho 100% a distância pode não ser tão eficiente. Pessoas trabalhando de forma remota tendem a ficar em desvantagem. Uma série de empresas que trabalham com equipes dispersas já percebeu, segundo o professor de Harvard, que isso aumenta o tempo e os gastos dos projetos, em relação ao modelo tradicional, no qual os profissionais têm um contato face a face.

    Mito 5 – Tudo depende do líder

    A participação do líder, realmente, faz a diferença no trabalho em equipe. Mas a coisa mais inteligente que um chefe pode conseguir é criar condições para que cada membro de uma equipe consiga gerenciar sozinho suas tarefas e demandas.

    Além disso, o papel da liderança é garantir que as coisas ocorrerão como o previsto. Pesquisas indicam que as habilidades do chefe no dia a dia só correspondem a cerca de 10% das variáveis para o sucesso de um trabalho. A maior parte, 60%, está relacionada ao ambiente para elaboração das iniciativas.

    Fonte: Olhar Digital

    (http://www.contabeis.com.br/noticias/11073/veja-5-mitos-sobre-o-trabalho-em-equipe/)

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