como conseguir o primeiro emprego?

Como conseguir seu primeiro emprego?

como conseguir o primeiro emprego?Conseguir uma vaga de primeiro emprego tem sido cada vez mais desafiador para os jovens.  O mercado de trabalho está  mais concorrido a cada ano que passa, com exigências de  qualificação e experiência profissional cada vez maiores e, para piorar a situação, o índice de desemprego é alarmante até mesmo entre profissionais com muitos anos de experiência.

Mas todos os profissionais que hoje são experientes já passaram por isso, tiveram suas dificuldades mas venceram.

Então, o que fazer para superar todos estes desafios e  conseguir o primeiro emprego?

Este artigo considerará diversas dicas importantes que se forem colocadas em prática certamente irão ajudar a vencer este desafio.

Veja também os artigos:

Por quê é tão difícil conseguir o primeiro emprego?

Há muitos desafios envolvidos na busca pelo primeiro emprego, mas o maior deles certamente é a inexperiência. E isto não se refere apenas ao fato de um jovem nunca ter trabalhado, mas também de não ter experiência de vida. Muitas vezes o que mais dificulta alguns candidatos é nunca ter participado de um processo seletivo, ou mesmo não estar preparado para disputar uma vaga no mercado de trabalho.

O que fazer para conseguir o primeiro emprego?

Devido a todas as desvantagens apontadas acima para o indivíduo que quer conseguir o primeiro emprego e iniciar a carreira profissional,   é muito importante preparar-se desde cedo para o mercado de trabalho, pois quando não se tem experiência profissional, conta muito a qualificação do candidato.

O desenvolvimento da qualificação profissional começa no ensino fundamental e médio, onde se desenvolvem competências básicas que são essenciais para qualquer ser humano, como ler e escrever bem, saber interpretar textos, ser capaz de efetuar cálculos com facilidade e ter boa cultura geral.

O processo de qualificação profissional continua  com o desenvolvimento de competências comportamentais, competências técnicas e do marketing pessoal.

Competências comportamentais

Competência é o “conjunto de conhecimentos, habilidades, comportamentos e aptidões que possibilitam maior probabilidade de obtenção de sucesso na execução de determinadas atividades.” E as competências comportamentais são ” inerentes às características de personalidade de um indivíduo, ou obtidas no convívio social, bem como podem ser obtidas e aprimoradas através de treinamentos e auto-desenvolvimento.”

 

As competências comportamentais mais valorizadas pelo mercado  que precisam ser desenvolvidas são alistadas abaixo:

  1. Bom Humor–Pessoas felizes são mais produtivas e ajudam a tornar a convivência mais harmônica no ambiente de trabalho.
  2. Iniciativa – A pessoa que tem iniciativa identifica problemas e oportunidades oferece-se, ou começar a agir sem que lhe peçam ou exijam. Assume responsabilidades.
  3. Auto-motivação – É a capacidade de  continuar motivado e produzindo independente do problema ou da situação que possa acontecer.
  4. Comunicação – Habilidade de expressar-se de forma clara e  eficaz . Saber se relacionar com clientes, fornecedores, parceiros, superiores e subordinados e dar feedback.
  5. Busca por conhecimentosCapacidade de evoluir profissionalmente através da busca de novos conhecimentos relevantes para sua atuação profissional, através de cursos de atualização e aprimoramento, por manter-se informado sobre sua área e sobre atualidades.
  6. Relacionamento interpessoal – Habilidade de manter boa relação e comunicar-se com os outros eficazmente, de  fazer amigos e influenciar pessoas.
  7. criatividade – Criar coisas novas, fazer as coisas de maneira diferente e melhor, reinventar.
  8. capacidade de sonhar – Imaginar coisas  “impossíveis” e criar condições para realizá-las pela persistência e pela fé.

Competências técnicas

competências técnicas são os conhecimentos e habilidades  adquiridos durante a formação profissional, através de educação formal, treinamentos e experiência profissional.

Toda vaga de emprego exige uma preparação técnica mínima que terá de ser adquirida através de cursos técnicos ou formação universitária, no caso do primeiro emprego.

Ao disputar uma vaga, busque descobrir quais as competências técnicas que são mais importantes para este tipo de empresa, como:

  • conhecimentos de informática;
  • Conhecimentos de língua estrangeira;
  • Alguma habilitação específica, como certificação profissional, inscrição em conselho profissional(CREA, CRM, OAB);
  • Carteira de Motorista, salvatagem, licenciatura.

Conclusão

Podemos ver na leitura deste artigo porque é tão difícil conseguir o primeiro emprego e vimos a importância de desenvolvermos competências técnicas e comportamentais para conseguir o primeiro emprego.

No próximo e último artigo da série iremos considerar como  criar um plano de ação de marketing pessoal que se seguido fatalmente levará o jovem a conseguir sua vaga. Não deixe de ler!

 

Fonte:

  1. http://www.algosobre.com.br/carreira/como-conquistar-seu-primeiro-emprego.html
  2. http://www.consumidorconsciente.org/blog/2011/06/o-que-devo-fazer-para-conseguir-meu-primeiro-emprego
  3. http://www.guiadicas.com/dicas-para-conseguir-o-primeiro-emprego/
  4. http://blog.maisestudo.com.br/emprego-depois-de-formado/
  5. http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/videos/como-conseguir-o-primeiro-emprego-2
  6. http://www3.catho.com.br/salario/action//artigos/Modelos_de_Habilidades_e_Competencias.php
  7. http://www.ritaalonso.com.br/?p=30428
  8. http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/coaching-e-psicologia/competencias-comportamentais-mais-valorizadas/
  9. http://www.observadordaqualidade.com.br/casos_de_qualidade_2005/Objetivos_e_Metas/Objetivos_e_metas.htm

Crédito das fotos: kk+ via photopin cc

 

GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-ME POR COMPARTILHÁ-LO!

Espero sinceramente que este  artigo seja útil para que você  Conquiste sua vaga de primeiro emprego  por aplicar imediatamente as técnicas aprendidas neste artigos.

Se você gostou destes artigos, porque não me ajuda ao compartilhá-lo com seus amigos, familiares e colegas de trabalho através do Twitter, Facebook e Google +1? Para isso, basta usar os botões sociais que temos na lateral esquerda  ou no fundo do artigo  para compartilhar com os seus amigos, familiares e conhecidos. É muito simples e não te custa nada.

Também poderá ajudar mais ainda comentando este artigo, deixando suas impressões, suas experiências durante a sua busca pelo primeiro emprego, críticas construtivas (não sou perfeito e estou disposto a aprender com você) e sugestões para melhorar o nosso site. Se desejar, também poderá Assinar o  Site e receber as nossas atualizações por e-mail. Muito obrigado e volte sempre para conferir as novidades!


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/majtec/www/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273