como conseguir seu primeiro emprego

Como conseguir seu primeiro emprego? – Parte 2

como conseguir seu primeiro empregoConseguir uma vaga de primeiro emprego tem sido cada vez mais desafiador para os jovens.  O mercado de trabalho está  mais concorrido a cada ano que passa, com exigências de  qualificação e experiência profissional cada vez maiores e, para piorar a situação, o índice de desemprego é alarmante até mesmo entre profissionais com muitos anos de experiência.

No artigo anterior vimos porque é tão difícil conseguir o primeiro emprego e qual a importância de desenvolvermos competências técnicas e comportamentais para conseguir o primeiro emprego. Neste último artigo da série iremos considerar como  criar um plano de ação de marketing pessoal que se seguido fatalmente levará o jovem a conseguir sua vaga de primeiro emprego.

 

Veja também os artigos:

Marketing Pessoal

“Antes de comprar o produto que você tem para vender, seu cliente irá comprar você. Sim, a sua maneira de agir, de se comunicar, sua aparência e reputação, tudo conta em um mercado cada vez mais exigente por qualidade e confiabilidade.” Mário Persona

Conforme o nosso artigo  que é marketing pessoal e como usar eficientemente em sua carreira, ” Marketing pessoal pode ser definido como um conjunto de técnicas e estratégias  usadas para o profissional fazer-se notado, apreciado e reconhecido por suas qualidades, competências e habilidades. É saber desenvolver bons relacionamentos do ponto de vista pessoal e profissional e mostrar características, competências e habilidades  importantes  que facilitem o seu reconhecimento por outros em seu meio profissional.” Podemos ver na definição que o marketing pessoal é de importância fundamental em qualquer fase da carreira, inclusive quando o profissional está procurando sua primeira vaga de emprego. A maioria das técnicas  de marketing pessoal divulgadas na imprensa e internet foram desenvolvidas pensado em profissionais já inseridos no mercado de trabalho. Por isso é apropriado seguir um Plano de Açãoadaptado para alguém que nunca teve experiência profissional e busca o primeiro emprego. Primeiramente, plano de ação é o planejamento de todas as ações necessárias para atingir um resultado desejado, em que se determinam:

  1. Objetivos e metas a serem alcançadas
  2. Estratégias para atingir estes objetivos
  3. Execução de as ações planejadas

Siga o plano de ação a seguir!

Objetivos e metas

“Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe pra onde quer chegar” Seneca

Para obter sucesso em qualquer empenho, devemos saber exatamente o que queremos e a partir disto elaborar um planejamento para atingir os objetivos propostos. Com a carreira não deve ser diferente. É preciso ter objetivos e traçar metas bem específicas para orientar seus esforços, enxergar oportunidades e não desanimar diante de qualquer dificuldade.

Para um adolescente ou jovem adulto que ainda não tem muito claro na mente  o que quer fazer da vida, isto pode ser especialmente desafiador. Neste caso é importante:

  • desenvolver suas competências básicas na escola;
  • desenvolver competências técnicas valorizadas em qualquer área ou empresa como aprender outro idioma e  informática;
  • Viajar ou fazer intercâmbio cultural para conhecer pessoas,  culturas e lugares diferentes
  • conversar com profissionais de diversas áreas,  fazer testes vocacionais ou procurar o auxílio de um coach para descobrir sua vocação e a área profissional a que deseja se dedicar.

Uma vez definido seu objetivo principal, como que profissão seguir, que cursos fazer ou em que empresa trabalhar, deve- se criar metas de curto, médio e longo prazo.

Planejamento

Uma vez definidos os objetivos e metas, está na hora de criar um planejamento das ações necessárias para bater estas metas e assim atingir seus objetivo. É muito importante que ele seja feito cuidadosamente e por escrito, e que seja revisto e adaptado constantemente no decorrer do processo. Veja a seguir alguns passos importantes que deverão ser seguidos para criar um planejamento de marketing pessoal eficiente:

Defina seus pontos fortes e fracos:  Faça uma reflexão e busque com isso o auto conhecimento,  listando quais os elogios que costuma receber e quais as críticas que mais ouve a seu respeito.

Avalie suas qualificações: Aliste quais as qualificações que o mercado de trabalho tem exigido,  quais tem valorizado e anote quais já possui e quais ainda precisa adquirir. Mantenha-se atualizado e tome  as atitudes necessárias para aproximar-se do perfil desejado pelo mercado.

Pesquise o mercado em que pretende atuar: Uma vez que já foi escolhido em que área irá atuar profissionalmente, busque conhecer este mercado por pesquisar na internet, ler revistas do setor, conversar com professores e profissionais que atuem na área, fazer visitas técnicas quando possível. Caso já esteja na universidade ou fazendo um curso técnico ou profissionalizante, descubra tudo que puder sobre as empresas da área. Caso ainda não tenha uma profissão, procure por vagas em áreas e empresas em que você se sinta a vontade, em um tipo de atividade que realmente combine com sua maneira de ser e  suas habilidades.

Elabore um  curriculum personalizado e adequado  aos seus objetivos: Elaborar  um curriculum que chame a atenção do gestor de RH que irá analisa-lo para seus pontos fortes é o que de fato “abre as portas” para uma entrevista  e a recolocação no mercado de trabalho. Os artigo  9 Dicas para elaboração de um currículo profissional  e Modelos de currículo profissional prontos e grátis do Seu espaço falam justamente como você pode criar um curriculum eficiente e completo. Porém, quando a pessoa está procurando o primeiro emprego, o campo experiência profissional é um problema. Foque nas informações sobre suas habilidades e competências pessoais que irão ser importantes para seu futuro empregador. Caso você não tenha profissão definida, fale de algum emprego temporário ou atividade informal que tenha exercido (venda de produtos, artesanato, etc). No caso de você estar em algum curso técnico, profissionalizante  ou faculdade, estágios também ajudam e devem ser alistados no curriculum.

Defina os meios para buscar uma vaga:  Depois de ter elaborado um curriculum eficiente, com todas as informações pertinentes as competências técnicas,  comportamentais e experiências, é preciso definir os meios que serão usados na busca de vagas  para seu primeiro emprego. A série de 4 artigos Como conseguir sua vaga de emprego, publicada neste site publicou dicas práticas de como tirar o melhor proveito de diversas formas de busca de vagas, como:

Existem outras opções como envio direto de email ou curriculum diretamente para a empresa e  anúncios de emprego e estágio em escolas e faculdades.

preparar -se para a entrevista: A entrevista de emprego é uma das principais fases de uma seleção para vaga de emprego, pois para conseguir uma vaga de emprego no mercado de trabalho, quase sempre é necessário passar por uma entrevista. Os artigos  Dicas para entrevista de emprego e Saiba quais as perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego e como respondê-las?  mostram dicas importantes de como ser bem sucedido em uma entrevista para serem aplicadas antes, durante e após as mesmas.

Execução do plano

Uma vez definidos os objetivos e metas e criado o planejamento das ações para atingir seus objetivo, é preciso “por a mão na massa”. A execução do plano de ação de marketing pessoal é fundamental para seu sucesso na busca pelo seu primeiro emprego. Veja algumas dicas importantes que devem ser aplicadas durante a execução de seu planejamento:

  1. Mostre que tem vontade de aprender, tenha pontualidade e comprometimento;
  2. Faça  cursos extracurriculares em áreas valorizadas no mercado;
  3. Adapte seu currículo para a vaga que está disputando no momento, inserindo as experiências e habilidades que estão sendo procuradas pela empresa;
  4. Crie uma carta de apresentação específica e personalizada para cada vaga que estiver concorrendo;
  5. Procure por estágios, programas de trainee, jovem aprendiz e similares;
  6. Faça serviços voluntários, são ótimos como experiência;
  7. Procure pessoas que possam lhe indicar para uma vaga e freqüente eventos relacionadas a sua profissão, para conseguir fazer contatos.
  8. busque funções mais simples, pois as chances de contratação para o primeiro emprego são maiores
  9. Seja cortês com todos e não subestime ou ignore manobristas, recepcionistas, auxiliares de limpeza e seguranças.

Conclusão

A conquista da  vaga de primeiro emprego é recheada de desafios, a iniciar pela própria inexperiência do jovem. Mas por mais que demore, a vitória é certa se houver cuidadoso planejamento e verdadeiro empenho em prol de objetivos bem definidos. Prepare-se, planeje-se  e  conquiste o seu primeiro emprego!

Fonte:

  1. http://www.algosobre.com.br/carreira/como-conquistar-seu-primeiro-emprego.html
  2. http://www.consumidorconsciente.org/blog/2011/06/o-que-devo-fazer-para-conseguir-meu-primeiro-emprego
  3. http://www.guiadicas.com/dicas-para-conseguir-o-primeiro-emprego/
  4. http://blog.maisestudo.com.br/emprego-depois-de-formado/
  5. http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/videos/como-conseguir-o-primeiro-emprego-2
  6. http://www3.catho.com.br/salario/action//artigos/Modelos_de_Habilidades_e_Competencias.php
  7. http://www.ritaalonso.com.br/?p=30428
  8. http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/coaching-e-psicologia/competencias-comportamentais-mais-valorizadas/
  9. http://www.observadordaqualidade.com.br/casos_de_qualidade_2005/Objetivos_e_Metas/Objetivos_e_metas.htm

Crédito das fotos:kk+ via photopin cc

GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-ME POR COMPARTILHÁ-LO!

Espero sinceramente que este  artigo seja útil para que você  Conquiste sua vaga de primeiro emprego  por aplicar imediatamente as técnicas aprendidas neste artigos. Se você gostou destes artigos, porque não me ajuda ao compartilhá-lo com seus amigos, familiares e colegas de trabalho através do Twitter, Facebook e Google +1? Para isso, basta usar os botões sociais que temos na lateral esquerda  ou no fundo do artigo  para compartilhar com os seus amigos, familiares e conhecidos. É muito simples e não te custa nada. Também poderá ajudar mais ainda comentando este artigo, deixando suas impressões, suas experiências durante a sua busca pelo primeiro emprego, críticas construtivas (não sou perfeito e estou disposto a aprender com você) e sugestões para melhorar o nosso site. Se desejar, também poderá Assinar o  Site e receber as nossas atualizações por e-mail. Muito obrigado e volte sempre para conferir as novidades!

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/majtec/www/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273