vagas de emprego - http://www.mundodastribos.com

Como conseguir sua vaga de emprego – parte 3

Sua vagas de emprego - http://www.mundodastribos.comDepois de termos dado início a série de artigos com dicas sobre Como conseguir sua vaga de emprego, continuaremos esta série falando sobre como podemos usar os classificados, as agências de emprego e consultorias de recolocação para conseguir sua vaga de emprego.

 

Veja também os artigos:

Anúncios em classificados

Classificados - http://www.gambira.com.brProcurar por uma vaga de emprego em anúncios dos classificados de jornais e revistas é o mais tradicional e trabalhoso de todos os métodos para conseguir sua vaga de emprego. Nele, o candidato adquire o jornal, separa as vagas mais interessantes e em seguida, vai a agência de emprego ou ao RH da empresa se candidatar a vaga.

É um método carregado de desvantagens, entre as quais:

  1. É incomodo para o candidato, pois o mesmo é obrigado a  se candidatar a vaga de emprego sem passar por qualquer tipo de triagem por parte do empregador ( mesmo não se encaixa no perfil requisitado) e assim pode dar viagem perdida.
  2. É  mais caro para o empregador ter que enviar as vagas de emprego para jornais(custo alto), ter  de receber centenas de profissionais que se candidatam à vaga de emprego sem qualquer qualificação(custo com estrutura) e ter de avaliar centenas de currículos ou fichas em papel sem possibilidade de automatizar a pesquisa, o que torna o processo mais lento.

Mas, apesar de todas estas desvantagens ainda é um método funcional.  Mesmo que você não consiga uma vaga de emprego ideal para o seu perfil nos anúncios dos classificados de emprego, eles podem ajudar muito a criar uma lista de possíveis empregadores e agências de emprego a serem contatados.

Busque os classificados dos jornais e revistas da sua região e não apenas os grande circulação e  cuidado com anúncios que oferecem vagas mas na verdade são golpes. Nunca dê dinheiro em troca de uma promessa de vaga de emprego  ou acesso a uma entrevista e desconfie dos anúncios que oferecem muito e exigem pouco (“Quando a esmola é demais o santo desconfia” – Sabedoria Popular).

Agências de emprego


As  agências de emprego ou agência recrutadoras são empresas que que se especializaram em  realizar o cadastramento de vagas de emprego oferecidas pelas empresas e cadastrar profissionais  disponíveis no mercado de trabalho ou que estão  procurando uma recolocação profissional. As agências de emprego  também realizam a seleção do profissional que melhor se encaixa no perfil requisitado pela empresa contratante através de:

  1. Triagem dos currículos mais adequados.
  2. Aplicação de formulários
  3. Entrevista dos candidatos com perfil adequado
  4. Dinâmicas de grupo e avaliações psicológicas

Antes das agências de emprego,  o profissional precisava  preparar um curriculum e ir diretamente até as empresas na esperança de conseguir uma vaga de emprego.

Com elas, o empregador terceiriza o processo de preenchimento de suas vagas de emprego se concentra em sua atividade fim, ao ponto de algumas sequer possuir profissionais próprios para gestão de seus recursos humanos

O profissional  por sua vez pode concentrar seus esforços na busca por vagas de emprego nelas, concorrendo a uma grande variedade de vagas abertas  sem ter que ir de portaria em portaria de empresas, o que além de exaustivo, caro e  demorado,  tem poucas chances de obter sucesso.

Uma agência de emprego pode ser renumerada de diversas formas:

  1. Pode ser paga integralmente pela empresa que quer recrutar o profissional, sendo totalmente gratuita para o candidato que busca a vaga de emprego;
  2. Pode cobrar taxas para cadastrar o profissional. Deve-se tomar cuidado com esta forma de atuação das agências, pois muitos golpistas afirmam possuir empresas com excelentes vagas e  cobram taxas dos candidatos, que são lesados devido ao desespero de conseguir uma vaga de emprego rapidamente sem avaliar corretamente a situação. Se optar por este tipo de serviço, faça apenas com agências de emprego bem conhecidas e conceituadas.
  3. Pode cobrar uma porcentagem no primeiro ou primeiros salários do profissional quando o mesmo consegue ser efetivado em uma vaga de emprego  através da Agência.
  4. Pode contratá-lo como funcionário e colocá-lo a disposição das empresas contratantes para ocupar vagas de emprego temporárias , por curto ou médio período e em tempo parcial ou integral. Este tipo de contratação é muito comum em eventos, em épocas de grande movimento (como natal e dia das mães) e em áreas que não são atividade fim das empresas, como serviços de limpeza.

Também existem  entidades estaduais e federais de trabalho (como o SINE) e organizações voltadas ao serviço social que operam serviços de recolocação de forma muito semelhante às agências de emprego particulares, sendo prestado de forma totalmente gratuita e  por vezes oferecendo treinamento requerido pela vaga de emprego.

Consultoria de recolocação profissional

Conforme já publicamos antes neste site, consultoria de recolocação profissional é uma “consultoria  que objetiva oferecer apoio e orientação para facilitar o processo de recolocação profissional, de  busca por uma nova vaga de emprego. Como pessoa física, você contrata esses serviços e arca totalmente com os seus custos, tendo emprego ou não.”  Difere das agências de emprego pois as agências prestam serviços de recrutamento e seleção para outras empresas, geralmente não cobrando nada do candidato.

As empresas de consultoria de recolocação profissional prestam seus serviços apoiando o profissional de diversas maneiras, como:

  1. Elaboram um curriculum personalizado, através de análise pessoal e profissional e entrevista personalizada;
  2. Realizam entrevistas simuladas, avaliando o comportamento  durante as mesmas  e informando ao candidato como poderá superar suas falhas e obter sucesso ao ser entrevistado por um profissional de RH ou prospectivo empregador
  3. Enviam curriculum a todas as vagas abertas que contenham o perfil do candidato;
  4. Realizam palestras com técnicas de marketing pessoal e outros temas ligados ao aperfeiçoamento profissional
  5. Aplicação de Testes Psicológicos, para que o candidato identifique suas potencialidades e evidencie seus pontos fortes através de uma análise técnica e profissional de uma psicóloga.
  6. Versão e tradução de currículos para outros idiomas.

Existem diversas empresas idôneas prestando consultoria de recolocação profissional no mercado, porém deve-se ter muito cuidado ao se contratar este tipo de serviço, pois o profissional fica muito exposto a golpes, em que empresas de má fé oferecem a “consultoria”, garantindo a vaga de emprego certa para o candidato e depois o lesa financeiramente. Pedro B, Sócio Gerente da empresa Horizon Services deu o seguinte depoimento no site Via6:

“Fui chamado por um dúzia de empresas que, por incrível que possa parecer, tinham “a vaga” que se encaixavam como uma luva ao meu perfil, um salário dos sonhos, benefícios que não tive nem nas grandes multinacionais onde trabalhei, MAS… sempre existe o TESTE de HABILIDADES e COMPETÊNCIAS, ou os serviços operacionais, ou a assinatura do site para que o pessoal técnico possa avalia-lo e por ai vai.”

Conclusão

Existem milhares de oportunidades de vagas de emprego disponíveis e a vaga dos seus sonhos está a seu alcance. Esta série de artigos pode ser fundamental para que você consiga sua vaga de emprego, basta que ponha as dicas abordadas em prática.

No último artigo da série, será abordado como conseguir sua vaga de emprego usando os sites de cadastro de currículo e busca de vagas e listas de email.

GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-NOS A PARTILHÁ-LO!

Espero sinceramente que este  artigo possa ajuda-lo a conseguir sua vaga de emprego, utilizando as agencias de emprego, as consultorias de recolocação e os anúncios em classificados.

Se gostou deste artigo, ajude-me  a  compartilhá-lo com outros usuários através do Twitter, Facebook e Google +1. Use os botões sociais que temos na lateral esquerda do artigo ou no fundo para partilhar este artigo com os seus amigos, familiares e conhecidos.

Também poderá ajudar mais ainda comentando o artigo, deixando suas impressões, mais textos motivacionais que você gostar, criticas construtivas(não sou perfeito e estou disposto a aprender com você) e sugestões para melhorar o nosso site. Obrigado

 


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/majtec/www/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273