Procurando vaga de emprego

Como conseguir sua vaga de emprego – parte 4

Procurando vaga de empregoDepois de termos dado inicio a série de artigos com dicas sobre Como conseguir sua vaga de emprego, continuaremos esta série falando sobre como podemos usar os sites de cadastro de currículo e busca de vagas e listas de email para conseguir sua vaga de emprego.

 

Veja também os artigos:

photo credit: laverrue via photopin cc

Sites de emprego e de cadastro de currículo

site de curriculumphoto credit: Capitan Giona via photopin cc

Existem diversos métodos diferentes na procura por uma vaga de emprego. Alguns são bastante trabalhosos, custosos e ocupam bastante tempo do profissional a procura de emprego ou recolocação, outros são muito mais cômodos, acessíveis e baratos.

Já foram abordados nesta série de artigos vários métodos para conseguirmos uma vaga de emprego, como:

  1. Buscarmos a indicação de alguém para uma vaga de emprego em aberto, como um ex-colega de trabalho, empregador ou parente
  2. Usar contatos e vagas de empego em aberto nas redes sociais
  3. Buscar vagas de emprego nos classificados e anúncios de Jornais e revistas
  4. Procurar agências de emprego e consultorias de recolocação


Mas um dos métodos  mais práticos e usados atualmente  são os sites de currículos ou de emprego. Eles oferecem ao candidato a oportunidade de cadastrar seu currículo completo, com todas as suas qualificações através da Internet e os empregadores ou agências de emprego contratadas por eles recebem os currículos e podem selecionar os candidatos mais adequados ao perfil de uma vaga de emprego e assim dar continuidade ao processo.

Uma vantagem para o profissional nos sites de emprego é que ele não precisa  acessar a página por página das empresas que são do seu interesse,  pois os mesmos concentram vagas de emprego de várias delas.

O empregador também tem muitas vantagens com os sites de emprego, pois  obtém acesso ao currículo de milhares ou mesmo milhões de profissionais, podendo utilizar-se das ferramentas de busca e filtros do site e obter com isso o contato de vários profissionais adequados ao perfil procurado rápida e comodamente, entrando em contato direto com os mesmos por telefone, e-mail ou carta, além de anunciar vagas e usufruir de uma série de serviços,  por vezes sem pagar nada.

Os sites de emprego trabalham de 3 formas quanto a sua renumeração:

  1. Pode ser paga integralmente pela empresa que quer recrutar o profissional, sendo totalmente gratuita para o candidato que busca a vaga de emprego;
  2. Pode cobrar taxas para cadastrar o profissional. Deve-se tomar cuidado com esta forma de atuação das agências, pois muitos golpistas afirmam possuir empresas com excelentes vagas e  cobram taxas dos candidatos, que são lesados devido ao desespero de conseguir uma vaga de emprego rapidamente sem avaliar corretamente a situação. Se optar por este tipo de serviço, faça apenas com agências de emprego bem conhecidas e conceituadas.
  3. Pode cobrar uma porcentagem no primeiro ou primeiros salários do profissional quando o mesmo consegue ser efetivado em uma vaga de emprego  através da Agência.

Listas de email

Listas de emailphoto credit: ario_ via photopin cc

Outro método bastante utilizado no Rio de Janeiro e São Paulo são as listas de e-mail para divulgação de vagas, também conhecidas como Listas de vagas.

A mais antiga do Brasil é a famosa lista da Sandra Mara, que existe desde 1997 apoiando profissionais e recrutadores. Funciona da seguinte forma:

  1. Alguém ou uma empresa cria uma lista de discução, geralmente no Yahoo grupos.
  2. Profissionais, responsáveis por vagas em aberto, Agencias de emprego e Headhunters enviam email para este grupo com a vaga de emprego
  3. Os profissionais e outras agencias de emprego recebem estes emails, separam as vagas que interessam e respondem diretamente ao responsável pela mesma.

Veja uma pequena coletânea delas:

Conclusão

O mercado de trabalho está coberto de oportunidades. Existem milhares de vagas de emprego disponíveis e a vaga dos seus sonhos está a seu alcance. Claro que é necessário desenvolver sua empregabilidade, melhorando sempre suas qualificações, praticar o marketing pessoal e no meu espaço temos vários artigos que poderão ajudá-lo.  Mas, uma vez que você desenvolve uma formação sólida e as qualificações que o mercado precisa, vá em busca do que você quer e certamente você Conseguirá a Sua Vaga de Emprego .

Procure por vagas aqui

Você também poderá procurar por vagas de emprego em diversos sites diferentes, sem ter que entrar em cada um deles, usando a ferramenta abaixo. Experimente!


Desenvolvido por Careerjet

GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-NOS A PARTILHÁ-LO!

Espero sinceramente que este  artigo possa ser útil para que você atinja o objetivo de conseguir a sua vaga de emprego.

Se gostou deste artigo, ajude-me  a  compartilhá-lo com outros usuários através do Twitter, Facebook e Google +1. Use os botões sociais que temos na lateral esquerda do artigo ou no fundo para partilhar este artigo com os seus amigos, familiares e conhecidos.

Também poderá ajudar mais ainda comentando o artigo, deixando suas impressões, mais listas de email que você conhece, críticas construtivas (não sou perfeito e estou disposto a aprender com você) e sugestões para melhorar o nosso site. Obrigado!

 


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/majtec/www/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273