Cabo de guerra em dinâmica de grupo.

Como se comportar em uma dinâmica de grupo ?

Cabo de guerra em dinâmica de grupo.Como se comportar em uma dinâmica de grupo de forma a aumentar as  chances de contratação em um processo seletivo?

Já publicamos aqui em Majtec – O meu espaço a resposta às perguntas O que é  e como se preparar para dinâmicas em grupo  no artigo anterior. Agora vamos ao passo seguinte que é a resposta a como se portar durante a dinâmica de grupo.

Como já foi dito, nesta altura do processo de seleção, o profissional já passou por diversas etapas como:

  1. Elaboração de um curriculo
  2. Acionamento da Network outras formas de conseguir uma vaga de emprego
  3. Entrega do curriculum e de uma carta de apresentação
  4. Por vezes já até passou por uma entrevista

Mas é muito comum que até mesmo profissionais experientes  fiquem  inseguros quando se deparam com uma dinâmica de grupo.  O primeiro passo para o sucesso em uma dinâmica de grupo já foi dado por aqueles que leram nosso artigo anterior, que é a preparação antecipada da maneira adequada (se você ainda não leu o artigo, porque não lê agora ?).

Mas durante a dinâmica de grupo, embora o fundamental seja agir naturalmente, também é possível ampliar as chances de contratação dependendo da forma como você se comportar antes, durante e após as atividades. E ao ler  este artigo você obterá várias dicas que se forem seguidas o ajudarão a se portar durante a dinâmica de grupo de forma a conseguir uma performance superior  e a obter sucesso em mais esta etapa do processo seletivo.

Veja também os artigos:

Como se comportar em uma dinâmica de grupo

Como já dissemos no artigo anterior,  a preparação para uma dinâmica de grupo, seja a nível de o que fazer antes da dinâmica como a nível de comportamento durante a dinâmica,   deverá ter como finalidade tomar cuidado para não cometer erros que possam  levar o profissional de RH a  uma impressão que não corresponda a realidade sobre você, sua personalidade e competências.
A dinâmica de grupo busca conhecer sua personalidade, qualidades e como reage diante de diversas situações e tentar passar algo diferente disso através de fingimento será percebido pelo profissional de RH. Portando, seja você mesmo e dê o seu melhor durante as atividades!
As dez dicas a seguir  serão extremamente úteis  para que você possa desempenhar as atividades da dinâmica de grupo com segurança, tranquilidade e naturalidade, mostrando o que você tem de melhor:


    1. Durma bem nas noites antes da dinâmica de grupo

para que você possa se mostrar disposto e alerta, sem  aparência de cansaço ou abatimento. Lembre-se também de chegar ao local pelo menos 15 minutos antes do horário marcado;

  1. Cuidado com sua aparência. Seja discreto quanto a adereços, use de preferência vestimentas tradicionais (caso a empresa seja mais conservadora) e tenha cuidado quanto a higiene e comprimento das unhas e perfumes fortes. Use também roupas confortáveis que facilitem as atividades.
  2. Já sala de espera, seja discreto, tomando cuidado com o tom de voz e postura. Aproveite e pratique seu marketing pessoal , cumprimentando a todos amigavelmente e buscando oportunidades para conversar com os outros candidatos e expandir seu network.
  3. Controle sua ansiedade, por mais difícil que isto possa parecer. Apesar de não ser algo simples, especialmente para os tímidos,   manter a tranqüilidade ajuda em quase todas as situações.
  4. Seja o mais natural possível. Solte-se e entre no jogo sendo franco e  autêntico. Não se preocupar com os “vexames” durante as atividades e nunca tente forçar um comportamento que não condiz com sua personalidade.
  5. Fique atento às explicações e orientações para as atividades da dinâmica de grupo. Certifique-se de que entendeu bem o que foi solicitado e busque também entender o objetivo do trabalho proposto. Nunca seja afoito saindo na frente e atropelando tudo. Seja observador, pois  embora o dinamismo seja uma característica apreciada em profissionais, se você fizer as coisas sem pensar ou observar direito, cometerá erros banais e grosseiros e perderá pontos.
  6. Ajude o grupo a conseguir o melhor resultado. Dinâmicas avaliam como você se comporta em grupo e diante de desafios. Busque colaborar com o grupo, coordenando atividades, propondo soluções para os problemas e dificuldades, atuando ativamente durante as atividades sem se preocupar com vexames, ajudando os demais membros do grupo e gerenciando conflitos durante as discussões. Lembre-se que o sucesso do grupo faz parte do caminho para o seu sucesso.
  7. Exponha suas idéias com clareza e objetividade. Segurança e poder de argumentação são qualidades muito valorizadas, mas  cuidado para não parecer pretensioso. Evite falar em excesso ou impedir que os outros também participem, elogiar-se demais, falar muito alto, usar gírias ou qualquer outra coisa que chame mais atenção do que o que você diz.
  8. Preste muita atenção também aos outros participantes, em suas atitudes e comportamentos. É com eles que você vai desenvolver a atividade. Se você tem um espírito natural de líder, por que não ocupar um papel de destaque?
  9. Cuidado com as gafes Indiscrição involuntária; descuido, engano constrangedor, embaraçoso. Não pergunte qualquer bobagem só para se mostrar participativo nem force a barra para aparecer. Faça apenas comentários pertinentes ao assunto e evite falar demais sobre algo que não conhece em profundidade

Conclusão

A dinâmica de grupo é um dos momentos mais tensos de qualquer processo seletivo. Mas se você estiver preparado, poderá apresentar uma performance excepcional e caso você tenha perfil para a vaga, ela certamente poderá ser sua. Use e abuse destas técnicas pois certamente você obtenha sucesso na busca por uma vaga de emprego.

Fonte:

  1. http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/ge/dinamica/prepare_se/260508-preparo_dinamica.shtm
  2. http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/ge/dinamica/performance/070206-roupas_dinamica.shtm
  3. http://dinamicasparagrupos.blogspot.com.br/search/label/Din%C3%A2micas%20de%20Apresenta%C3%A7%C3%A3o
  4. http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/sem-categoria/saiba-como-se-portar-em-dinamicas-de-grupo
  5. http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/ge/dinamica/prepare_se/050307-desmistificando.shtm
  6. http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/ge/dinamica/performance/101207-esperam_dinamica.shtm

Crédito das fotos:

  1. Business War by: yanc

GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-ME POR COMPARTILHÁ-LO!

Espero sinceramente que este  artigo seja útil para que você  entenda como se comportar em uma dinâmica de grupo  por aplicar imediatamente as técnicas aprendidas neste artigos.

Se você gostou destes artigos, porque não me ajuda ao compartilhá-lo com seus amigos, familiares e colegas de trabalho através do Twitter, Facebook e Google +1? Para isso, basta usar os botões sociais que temos na lateral esquerda  ou no fundo do artigo  para compartilhar com os seus amigos, familiares e conhecidos. É muito simples e não te custa nada.

Também poderá ajudar mais ainda comentando este artigo, deixando suas impressões, suas experiências em dinâmicas de grupo e que técnicas costuma usar durante uma dinâmicas de grupo, críticas construtivas (não sou perfeito e estou disposto a aprender com você) e sugestões para melhorar o nosso site. Se desejar, também poderá Assinar o  Site e receber as nossas atualizações por e-mail. Muito obrigado e volte sempre para conferir as novidades!


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/majtec/www/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273