entrevista de emprego

Entrevista de emprego – Como ter sucesso e dar bem

Share

entrevista de empregoEntrevista de emprego. Esta certamente é  a mais importante fase de qualquer processo seletivo para preenchimento de uma vaga de emprego. Ao abrir uma vaga, o gestor irá buscar junto a sua rede de contatos, contratar agências de emprego ou consultorias de RH, lançar a vaga em sites especializados em currículos, em classificados de jornal para obter uma grande quantidade de currículos de profissionais que se qualificam para disputar a vaga. Após isso faz estes profissionais passar por uma série de testes de proficiência (provas de conhecimentos gerais e específicos, redação,  testes psicotécnicos), por dinâmicas de grupo  para só então encaminhar os melhores para a entrevista de emprego, o momento em que na maioria das vezes é selecionado o feliz contemplado com a oportunidade de emprego. Então,  que a entrevista de emprego é assim tão importante,  o que  você precisa saber e fazer  para se dar bem nesta fase do processo? Eu vou te dar algumas dicas fenomenais que se seguidas, aumentarão centenas de vezes as suas chances de sucesso. Veja também os artigos:

Como ter sucesso e dar bem em uma entrevista de emprego!

Não existe vento favorável, para quem não sabe o porto onde quer chegar.

Sêneca

A preparação para uma entrevista, embora não seja “bicho de sete cabeças”, deve ser bem feita.

Muitos candidatos acreditam que estão preparados para certa vaga de emprego, mas na hora da entrevista apresentam grande dificuldade em vender isso e o entrevistador acaba concluindo  que  eles não possuem realmente as qualificações que argumentam ter.

As dicas que irei passar para você contemplam 3 fases: Antes, durante e depois da entrevista. Preste bem atenção aos seguintes passos necessários e ponha em prática que você vai ter sucesso em suas entrevistas de emprego.

Antes da entrevista de emprego

Antes de começar a entrevista de emprego, siga os seguintes passos essenciais:

Cursos Online na Área de Iniciação Profissional

  1. Faça uma pesquisa sobre a empresa ou empregador. Descubra o maior número de informações possível sobre a empresa com antecedência. Consulte o site de empresa, linkedin, fanpage no facebook e funcionários ou ex funcionários  atrás de informações sobre setor em que atua, história dela, missão e valores,  cultura e  objetivos.
  2. Revise seu currículo e esteja preparado para responder perguntas sobre ele. Ao mesmo tempo, certifique-se que você tenha lido a descrição da vaga cuidadosamente e pense em como sua experiência beneficiaria seu empregador em potencial.
  3. Prepare-se antecipadamente para as perguntas mais comuns em entrevistas de emprego e tenha em mente como respondê-las.
  4. Prepare um kit entrevistas: Certificados, referências, portfólio, tudo deve estar contigo no momento da entrevista para que caso seja solicitado você não seja pego de surpresa.
  5. Procure ter uma boa noite de sono e chegue  ao local com a cabeça tranquila.
  6. Coloque a melhor roupa, que seja discreta e harmoniosa, evitando excesso de detalhes, decotes ou transparências.
  7. Não chegue atrasado e procure chegar pelo menos 20 minutos antes do horário marcado.
  8. Não esqueça de passar no banheiro e dê uma olhada na aparência. Olhe a roupa, maquilagem, cabelo, unhas e outros detalhes para ver se está tudo ok.
  9. Mantenha-se confiante e trate a todos que encontrar no local da entrevista cordialmente, sejam outros candidatos, recepcionistas, ou mesmo faxineiros.

Durante a entrevista de emprego

Durante a entrevista de emprego, é fundamental prestar atenção a alguns passos importantes, que são:

  1. Não entre na sala sem antes cumprimentar o entrevistador e pedir licença  Só entre quando o mesmo o convidar (caso o entrevistador não o convidar logo para entrar, permaneça de pé na porta aguardando que ele lhe chame e sente-se somente quando for convidado).
  2. Preste atenção a sua linguagem corporal. Mantenha a calma e mostre segurança. Quando o entrevistador o convidar, entre com um sorriso no rosto e quando o selecionador estender a mão para cumprimentá-lo, aperte a sua mão de forma firme e natural. Fale de maneira clara e confiante. Procure manter um nível confortável de contato visual durante a entrevista. Ao se sentar, mantenha boa postura e  não se distraia durante a entrevista.
  3. Nunca coloque qualquer pertence na mesa do entrevistador. Não minta, não masque chicletes, evite gírias, não fume e evite gesticular demais.
  4. Evite  interrupções desnecessárias. Não vá ao banheiro, não atenda o celular (mantenha-o desligado), e não peça água ou café, caso não lhe seja oferecido.
  5. Quando estiver conversando com o entrevistador, mostre a ele quem você realmente é.  Seja positivo e otimista, responda sempre de maneira objetiva, evitando respostas curtas demais, mas comunicando suas qualidades, de modo sucinto. Mostre desinibição, confiança, seriedade e motivação.
  6. Ao falar da vida pessoal, fale a verdade, mas com discrição. Não tente emocionar o entrevistador com seus dramas pessoais, frustrações e outros problemas, assim como falar mal da antiga empresa e, se for perguntado sobre o porque foi demitido, nunca fale que foi causada por alguma injustiça ou perseguição.
  7. Faça perguntas interessantes sobre a empresa e o cargo como: quais são os objetivos da empresa, quais qualificações são necessárias para um bom desempenho no cargo e outras que sejam relacionadas.

Depois da entrevista de emprego

Depois de encerrada a entrevista, não deixe de fazer o que segue:

  1. Saia da sala com um sorriso discreto, agradecendo a atenção que lhe foi dispensada de maneira tranquila  Seja sempre otimista e confiante e mantenha o auto-controle.
  2. Escreva um breve resumo da entrevista de emprego enquanto ela ainda está fresca em sua mente. Anote as áreas em que você sentiu que foi bem, assim como quaisquer questões difíceis de responder. B
  3. Evite ficar ligando para a empresa. Espere uns 15 dias e ligue, falando somente com a pessoa que o entrevistou.

Conclusão

O ponto mais importante de todos é : “Não desanime”.  Mesmo que você faça tudo certo, escolhendo uma vaga dentro do seu perfil, elaborando um currículo campeão, que você seja a pessoa mais bem relacionada e bem qualificada, é comum acontecer da empresa simplesmente não retornar.  Isto não é necessariamente um fracasso pessoal e uma boa entrevista de emprego não é garantia de sucesso. Mas se você fizer tudo certo, com certeza suas chances aumentarão muito e a sua hora vai chegar, você vai fazer uma ótima entrevista de emprego, o seu empregador vai se impressionar e você vai se dar bem, vai ser um profissional vencedor.

E você, o que faz para se dar bem nas entrevistas de emprego que faz? 

Fonte:

  1. http://www.contabeis.com.br/noticias/10766/10-mandamentos-para-o-sucesso-nas-entrevistas
  2. http://www.entrevistadeemprego.org/
  3. http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/10-mandamentos-para-se-dar-bem-na-entrevista-de-emprego
  4. http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/124559_10+PASSOS+PARA+TER+SUCESSO+NA+ENTREVISTA+DE+EMPREGO

Crédito das fotos: Victor1558 via photopin cc

Compartilhe sua experiência, tire suas dúvidas!

Espero sinceramente que este  artigo possa ser útil para que você possa se dar bem nas próximas entrevistas de emprego.

Ainda tem alguma dúvida, ou tem mais  dicas que você considera importantes sobre entrevistas de emprego? Então comente   o artigo!  

Também, se desejar, expresse suas impressões, críticas construtivas (não sou perfeito e estou disposto a aprender com você) e sugestões para melhorar o nosso site.

E finalmente, se gostou deste artigo, não esqueça de  compartilhá-lo com os seus amigos e parentes no Twitter, Facebook e Google +1. Para isso você pode usar os botões sociais que temos no fundo ou na lateral esquerda do artigo.

 E não deixe de assinar  o Seu espaço e receber as atualizações  do site por email.

Sucesso!

Publicado por

Marcelino AJ

Sou um Técnico em Eletrônica que atua em gerência de redes de telecomunicações. Também sou blogueiro e dedico parte do meu tempo a administração do site MAJTec - Seu espaço em que partilho material ligado a motivação pessoal, empregabilidade e humor.

4 comentários sobre “Entrevista de emprego – Como ter sucesso e dar bem”

  1. Oi, vamos ampliar a discussão?
    Achei este artigo que tem tudo a ver com o nosso post, e vou compartilhar com vocês:
    "Entrevista pela internet? Diga que você irá pessoalmente
    Candidatos a emprego entrevistados pela internet – por meio de videoconferência – aparecem em larga desvantagem em relação a seus concorrentes entrevistados face-a-face.

    E não apenas isso: um estudo que comparou as duas técnicas mostrou que o uso da videoconferência para entrevistas de emprego apresenta desvantagens tanto para os candidatos, quanto para os empregadores.
    Recrutamento por videoconferência

    Greg Sears e Haiyan Zhang, da Universidade de McMaster (Canadá) decidiram estudar o assunto depois de verem pesquisas recentes que mostraram que entre 50% e 65% dos empregadores afirmam estar usando a tecnologia para fazer entrevistas com candidatos a emprego.

    Mas seus resultados mostram que se deve ter muito cuidado com o uso generalizado da videoconferência no recrutamento de pessoas.

    Os candidatos que foram entrevistados por videoconferência obtiveram uma classificação inferior dos entrevistadores e foram menos propensos a serem recomendados para contratação.

    Do outro lado da webcam, os candidatos também avaliaram seus entrevistadores como menos atraentes, menos confiáveis e menos competentes.

    Avaliações precisas dos candidatos e avaliações positivas dos entrevistadores são essenciais para as organizações que competem por talentos.

    E como os candidatos avaliam seus entrevistadores também os torna mais propensos a aceitar uma oferta de emprego.
    Barreiras tecnológicas

    "Estes resultados sugerem que o uso da videoconferência pode afetar negativamente as reações dos candidatos e os julgamentos do entrevistador. A videoconferência coloca barreiras tecnológicas entre os candidatos e os entrevistadores.

    "Empregadores e candidatos devem trabalhar para reduzir as barreiras que surgem através da videoconferência e melhorar os aspectos interpessoais do processo de entrevista," recomenda o professor Willi Wiesner, orientador do trabalho.

    Os pesquisadores afirmam que a videoconferência só deve ser usada para entrevistas de triagem preliminar. A seleção final dos candidatos deve ser realizada através de entrevistas (face-a-face."
    http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=entrevista-por-videoconferencia)

    1. Benny, sempre foi um prazer servir os meus amigos leitores com dicas que são verdadeiramente úteis em suas carreiras e em suas vidas, assim como foi e está sendo na minha. Também uso estas dicas e aprendi muito pesquisando o assunto e compartilhando com você. Espero continuar sendo sempre útil! Um abraço e volte sempre.

  2. Gostei desta reportagem do G1 e estou compartilhando:
    “Pesquisa lista erros bizarros e mais comuns de candidatos em entrevistas

    Pesquisa do CareerBuilder, divulgada nesta quinta-feira (16), listou os erros bizarros e mais comuns cometidos por candidatos durante entrevistas de emprego. Pedir abraço, gravar a conversa e verificar o Facebook durante a entrevista ficaram entre as atitudes mais estranhas.
    O estudo também mostrou que o início da conversa pode ser essencial para a aprovação do candidato, já que 48% dos empregados disseram que sabem nos primeiros cinco minutos se um candidato é bom ou ruim para a posição e 87% disseram que descobrem nos primeiros 15 minutos.
    A pesquisa foi feita nos Estados Unidos entre 6 de novembro a 2 de dezembro de 2013 e incluiu 2.201 gerentes e profissionais de recursos humanos.
    “Os empregadores querem ver confiança e genuíno interesse na posição. A entrevista não é apenas uma oportunidade para mostrar suas habilidades, mas também para demonstrar que você é o tipo de pessoa com quem as pessoas vão querer trabalhar”, ressalta Rosemary Haefner, vice-presidente de recursos humanos do CareerBuilder.
    Veja os erros mais bizarros cometidos em entrevistas:
    1) Candidato advertiu que o entrevistador tinha tomado muito tranquilizante e que sua entrevista não foi um indicativo da sua personalidade
    2) Candidato agiu como um personagem de Star Trek
    3) Candidato agiu como se estivesse respondendo a um telefonema para uma entrevista com um concorrente
    4) Candidato chegou se movimentando porque ia para uma corrida após a entrevista
    5) Candidato pediu um abraço
    6) Candidato tentou gravar a entrevista secretamente
    7) Candidato levou álbum com fotos pessoais
    8) Candidato chamou a si mesmo de seu herói pessoal
    9) Candidato ficou verificando o Facebook durante a entrevista
    10) Candidato colidiu seu carro no prédio da empresa
    11) Candidato mostrou seus dentes enquanto discutia os benefícios odontológicos
    12) Candidato manteve os fones de ouvido do iPod durante a entrevista
    13) Candidato incendiou o jornal do entrevistador quando ele pediu pra ser impressionado
    14) Candidato disse que questionou a paternidade de sua filha
    15) Candidato queria saber o telefone da recepcionista, porque estava gostando dela
    Veja os erros mais comuns durante as entrevistas:
    1) Parecer desinteressado (55%)
    2) Usar roupas inadequadas (53%)
    3) Parecer arrogante (53%)
    4) Falar negativamente sobre do empregador atual ou do anterior (50%)
    5) Atender o celular ou enviar mensagens de texto durante a entrevista (49%)
    6) Parecer desinformado sobre a empresa ou cargo (39%)
    7) Não apresentar exemplos específicos (33%)
    8) Fornecer muitas informações pessoais (20%)
    9) Fazer perguntas pessoais para o contratante (17%)
    Apesar de a comunicação envolver muito mais do que simplesmente as palavras, alguns candidatos acabam esquecendo que a linguagem corporal pode passar impressões erradas.
    Veja os erros de linguagem corporal:
    1) Deixar de fazer contato com os olhos (70%)
    2) Não sorrir (44%)
    3) Má postura (35%)
    4) Mostrar-se inquieto (44%)
    5) Brincar com alguma coisa em cima da mesa (29%)
    6) Aperto de mão muito fraco (27%)
    7) Cruzar os braços sobre o peito (24%)
    8) Brincar com o cabelo ou ficar tocando o rosto (24%)
    9) Usar muitos gestos
    10) Aperto de mão muito forte (5%)

Deixe uma resposta