Como receber feedback e crescer?

Feedback – Como receber e crescer.

Como receber feedback e crescer?

Feedback é mais uma destas palavras inglesas da moda no mundo corporativo. Mas a sua importância não se restringe ao modismo, pois o feedback quando bem aplicado e bem recebido pode atingir resultados surpreendentes e alavancar sua carreira profissional.

Por isso Majtec – Seu espaço está apresentando mais esta série de artigos esclarecedores para os profissionais.

A série tem planejados pelo menos 3 artigos:

 

  1. Feedback – o que é e como ele ajuda no seu crescimento profissional ?
  2. Feedback – Como dar da maneira certa.
  3. Feedback – Como receber e crescer.

Este terceiro artigo irá mostrar como receber feedback de forma que o  mesmo auxilie no seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Veja também os artigos:

Como receber feedback e crescer profissionalmente

Marketing pessoal não é divulgar uma melhor imagem de nós mesmos, mas nos tornarmos pessoas melhores.”

Dulce Magalhães

Como já dissemos no artigo anterior,  “o brasileiro não costuma,  por razões culturais,  estar disposto a dar e muito menos receber feedback, pois as pessoas encaram críticas com muita desconfiança e tendem interpretá-las como ameaças”.

Porém, o profissional que deseja  melhorar seu marketing pessoal e ascender em sua carreira tem de estar aberto para receber as críticas construtivas,  a fim de corrigir seu rumo e alinhar-se com as exigências da empresa e demandas de mercado.  O feedback, portanto, é uma excelente oportunidade de desenvolvimento profissional e pessoal, devendo ser encarado de forma positiva e assertiva.

Então, para garantir que o feedback recebido será proveitoso, é fundamental:

  1. Entender que o feedback é uma grande oportunidade, e deve ser encarado como algo importante e positivo, que contribui para o  crescimento e aperfeiçoamento.
  2. Estar preparado para recebe-lo, agendando tempo suficiente com antecedência para dar atenção indivisa ao que é dito.
  3. Saber que por mais que um processo de feedback seja bem conduzido, por vezes ele é  incômodo  e até doloroso. Procure relaxar e manter a calma, controlando as emoções e reações para que o processo seja tranquilo e proveitoso.
  4. Ouvir cuidadosamente o que é dito durante o feedback,  evitando interromper o interlocutor e demonstrando interesse no que é dito por ele.
  5. Fazer perguntas se precisar esclarecer algum aspecto. Caso acredite ser necessário,  solicite exemplos.
  6. Repetir em outras palavras o que o outro está lhe dizendo, para conferir se entendeu corretamente o que foi dito.
  7. Evitar  procurar desculpas, culpados ou motivos para justificar o comportamento em causa no encontro de feedback ou atacar a pessoa que lhe dá feedback, apontando os seus erros. Estas atitudes são imaturas, desestimulam a continuação do  dialogo e impedem o amadurecimento do profissional.
  8. Dialogar de forma madura, apontando claramente os motivos caso não concordar com algum ponto que foi colocado durante o feedback ou acreditar que houve mal entendido, porém sem tentar justificar o comportamento.
  9. Assimilar, com calma o que ouviu. Aceite suas falhas e erros e reflita no que foi dito. Peça tempo para meditar se achar necessário.
  10. Traçar um plano de ação para que os pontos que foram tratados em seu feedback possam ser vencidos, com metas e prazos práticos e realísticos, solicitando novos feedbacks para acompanhar o seu progresso.

Infelizmente muitas empresas pecam por não dar feedback e os profissionais acabam sendo demitidos. Pior ainda,  continuam com as mesmas falhas e as carregam para outra empresa, até mesmo pelo resto da vida sem se dar conta do que está acontecendo. Mas muitos profissionais também desprezam a oportunidade de mudar de rumo, por não dar atenção a um feedback  e por isso também são demitidos, ou ficam estagnados em suas carreiras.

O feedback é uma ferramenta fundamental para o  desenvolvimento profissional, mas somente atinge resultados satisfatórios se quem o recebe estiver preparado para acolher críticas construtivas e  aberto a aprender com os erros e mudar para melhor.

 

Conclusão

Tem muita gente perdendo oportunidades na empresa por não aceitarem opiniões a seu respeito, por não aceitarem possíveis mudanças de comportamento.
Se você quer ser dono de verdades absolutas, monte sua própria empresa, contrate você mesmo, compre de você e venda para você.
   Kelly Cavalcanti Gallinari

Ninguém é nem será algum dia perfeito, por isso todos precisamos mudar em alguma coisa para melhorar.  Ninguém sabe tudo e por isso precisamos estar abertos a aprender sempre, inclusive com os nossos erros. E caso não estejamos enxergando alguma conduta inadequada, alguma deficiência, alguma falha na nossa personalidade, obter um feedback é uma grande oportunidade para rever isto e melhorar.

Mas o feedback somente faz efeito em quem tem a humildade de reconhecer que precisa mudar, que ainda há espaço para melhora.

Por isso, seja humilde e aceite feedback.

Fonte:

  1. http://www.attender.com.br/publico/dicas/comun-feedback.htm
  2. http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/comportamento/030809-como+dar+e+receber+feedback.shtm
  3. http://carreiras.empregos.com.br/resultado.shtm?cx=partner-pub-8046040698918070%3Al9map7c90t9&cof=FORID%3A10&ie=ISO-8859-1&q=feedback&sa=Pesquisar
  4.  http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/?s=feedback
  5.  http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/planejamento/180702-curso_mkt_dulce.shtm
  6. http:palestranterogeriomartins.blogspot.com/
  7. http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/5-dicas-para-receber-feedback/36367/
  8. http://www.ecoach.com.br/?p=558

Crédito das fotos:

  1.  Child listening by: ia_64

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