small_3724340291

Ética profissional. Porque é tão importante no mercado de trabalho?

ética profissionalÉtica profissional. No mundo globalizado extremamente competitivo em que vivemos, esta competência tem sido requerida  e valorizada cada vez mais pelas empresas.

Mas,  o que é ética profissional?

Porque é tão importante ser um profissional ético?

Veja também os artigos:

O que é ética?


Ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa) é o nome geralmente dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais que norteiam a conduta humana em sociedade(o estudo geral do que é bom ou mau, correto ou incorreto, justo ou injusto, adequado ou inadequado). Diferencia-se da moral, pois, enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética busca pelo pensamento humano a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver e conviver, isto é, a busca do melhor estilo de vida, tanto na vida privada quanto em público.

Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado.

O que é ética profissional?

Como já foi dito,  a Ética estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos e  cada grupo possui seu próprio código de ética. A ética profissional é um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados por grupos profissionais no ambiente de trabalho .

Cada empresa ou profissão possui um conjunto de normas e atitudes aceitas e por vezes até obrigatórios. Alguns princípios éticos atendem a necessidades específicas das profissões ou são relativos a atividades de uma empresa, outros são quase que universais, como:

  1. Educação e respeito aos colaboradores, clientes e fornecedores;
  2. Idoneidade, honestidade, sigilo profissional e altruísmo;
  3. Aderência as melhores práticas profissionais e a legislação em vigor;
  4. Cooperação e divulgação de conhecimentos com  os demais membros da equipe e entre equipes da empresa;
  5. Respeito à hierarquia interna e obediência as regras e normas da empresa;
  6. Busca de crescimento profissional, mas com honestidade, lealdade e respeito aos demais profissionais;

Porque é tão importante ser um profissional ético?

O profissional que apresenta uma atitude pautada em valores éticos hoje está sendo cada vez mais valorizado. Isto porque no mundo extremamente competitivo,  está cada vez mais difícil encontrar profissionais eficientes, mas que ao mesmo tempo não faça qualquer coisa para alcançar resultados e obter vantagens.

O profissional que apresenta atitudes antiéticas com clientes, fornecedores e colegas de trabalho:

  • Fatalmente será antiético com a empresa, se o mesmo em algum momento achar vantajoso fazer isso.
  • É um risco em potencial para os negócios, pois em algum momento pode  tomar atitudes ilegais ou imorais que se vierem a público poderão criar uma imagem negativa para a marca da empresa, gerar multas e processos judiciais, queda no valor em bolsa  e até mesmo o fim de suas atividades  (ver o exemplo da Enron).

Portanto, o profissional que deseja melhorar sua empregabilidade e seu marketing pessoal de forma consistente deve agir sempre conforme a ética universalmente aceita e o código de ética de sua profissão e da empresa, assim como age em conformidade com as normas técnicas e leis vigentes.

Conclusão

“Mentira tem perna curta.”

Provérbio popular

Quando alguém age de maneira contrária a ética profissional,  ao ser descoberto terá sua reputação manchada e poderá sofrer ainda outras consequências.

A pessoa que age em acordo com valores éticos bem definidos e aceitos fatalmente ganhará a confiança, a admiração e o respeito de outros profissionais e será cada vez mais valorizada no mercado de trabalho.

Fonte:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=L_V0Y0lFJUs
  2. http://www.significados.com.br/etica-profissional/
  3. http://www.suapesquisa.com/o_que_e/etica_conceito.htm
  4. http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/etica_profissional.htm,
  5. http://omelete.uol.com.br/cinema/enron-os-mais-espertos-da-sala/
  6. http://www.bioetica.ufrgs.br/eticprof.htm

Crédito das fotos:

GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-NOS A PARTILHÁ-LO!

Espero sinceramente que este  artigo possa ser útil para que você reflita sobre a importância da ética profissional no atual mercado de trabalho.

Se gostou deste artigo, ajude-me  a  compartilhá-lo com outros usuários através do Twitter, Facebook e Google +1. Use os botões sociais que temos na lateral esquerda do artigo ou no fundo para partilhar este artigo com os seus amigos, familiares e conhecidos.

Também poderá ajudar mais ainda comentando o artigo, deixando suas impressões, sua reflexão e opinião sobre  ética profissional, críticas construtivas (não sou perfeito e estou disposto a aprender com você) e sugestões para melhorar o nosso site. Se desejar, também poderá Assinar o  Site e receber as nossas atualizações por email. Obrigado!


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/majtec/www/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273