Informações assimétricas. O que são e como usa-las a seu favor?

retirado do blog http://raulmarinhog.wordpress.com

“Imagine que você queira comprar um carro usado: um Gol ano 98, por exemplo. Você encontra este modelo em várias lojas da cidade, mas quando volta para casa, você vê o Gol 98 do seu vizinho com uma placa de “vende-se” na janela. Qual carro você irá preferir: o da loja ou do seu vizinho? Agora, coloque-se na pele de um gerente de produção que precisa contratar um engenheiro. Você tem inúmeros currículos na sua mesa, mas um deles é do filho do seu amigo, que você conhece desde pequeno. Qual seria sua escolha natural? Ambos os casos tratam da questão da Informação Assimétrica, uma das teorias mais importantes para entender o funcionamento dos desvios de eficiência no mercado de trabalho.”

Assim começa o artigo Informações assimétricas, do palestrante Raul Marinho em seu blog « Toca Raul!!!. Esse artigo trata de um assunto pouco conhecido, porém importante para quem busca uma vaga de emprego para recolocação profissional, as Informações Assimétricas.
Funciona mais ou memos assim: Como o empregador não lhe conhece, ele coloca você e todos os demais desempregados no “mesmo saco”(como mais um limão em um monte de limões), o que desvaloriza a todos os profissionais nesta situação. Isto torna importante a construção de uma boa reputação profissional(Marketing pessoal) e de um amplo e bem qualificado network profissional, além de outras atitudes para melhorar a empregabilidade. Portanto, leia o artigo e fique sabendo o que é informação assimétrica e, após isso, aproveite para aprofundar-se nos conceitos lendo os artigos relacionados em nosso canal empregabilidade. E se gostou deste artigo e tiver alguma dúvida, sugestão ou reclamação, comente! Ajude o nosso site a ficar ainda melhor!

Veja também os artigos:

Publicado por

Marcelino AJ

Sou um Técnico em Eletrônica que atua em gerência de redes de telecomunicações. Também sou blogueiro e dedico parte do meu tempo a administração do site MAJTec - Seu espaço em que partilho material ligado a motivação pessoal, empregabilidade e humor.

2 comentários sobre “Informações assimétricas. O que são e como usa-las a seu favor?”

  1. Caros amigos. Como vimos as informações assimétricas são rótulos que as pessoas colocam em nós por não nos conhecerem. Podemos tirar muito proveito ao sabermos disso pois podemos minimizar este fenômeno por nos tornar-mos mais “conhecidos” dos recrutadores e empregadores. Existem diversas técnicas que nos possibilitam isso como as redes sociais(se usadas devidamente), networks profissionais( o que leva a indicações) e graduações profissionais, como MBA, certificações etc.
    Mas não é só isto, tem muito mais. Ajude o nosso site a se tornar cada vez mais útil para você. Comente! Deixe suas impressões, divida seu conhecimento e suas experiências, tire suas dúvidas.

Deixe uma resposta