Dinâmica de grupo

O que é dinâmica de grupo.? Como se preparar para uma?

O que é dinâmica de grupo?  Porque elas são tão importante em uma seleção para vaga de emprego? Como se preparar para dinâmicas em grupo?

Nesta altura do processo de seleção, o profissional já passou por diversas etapas como:

 

  1. Elaboração de um currículo
  2. Acionamento da Network e outras formas de conseguir uma vaga de emprego
  3. Entrega do curriculum e de uma carta de apresentação
  4. Por vezes já até passou por uma entrevista

Mas muitos candidatos, até mesmo profissionais experientes,  ficam inseguros quando se deparam com esta, que é uma das etapas mais tensas de qualquer processo seletivo, principalmente se a dinâmica de grupo for mal conduzida pelo profissional de RH.

Mas,  se você  estiver devidamente preparado para esta situação,  poderá dominá-la com muita naturalidade. E ao ler  este artigo você obterá várias dicas que se forem seguidas o ajudarão nesta preparação e portanto obterá sucesso em mais esta etapa.

Veja também os artigos:

O que é dinâmica de grupo

As dinâmicas de grupo são ferramentas usadas pelos profissionais de recursos humanos (RH) e outros com o objetivo de    descontrair e desarmar (quebrar a resistência)  os candidatos para que os mesmos possam reagir de forma mais espontânea durante as atividades desenvolvidas em grupo e assim o recrutador possa conhecer melhor  a personalidade e avaliar diversas características pessoais do profissional, além de  examinar como estes se comportam em variadas situações de teste e como  relaciona em grupo e com outras pessoas.



Nas atividades lúdicas desenvolvidas durante as dinâmicas de grupo, o candidato transparece para o avaliador  suas principais características pessoais como:

  • Quem é  empreendedor
  • Quem tem facilidade de trabalhar em equipes
  • Quem consegue se comunicar bem, tem capacidade de persuasão e argumentação
  • Quem tem facilidade de trabalhar com público
  • Quem é criativo
  • Quem é metódico
  • Quem é determinado

Como as dinâmicas de grupo são usadas para descobrir (e descobrem com grande margem de acerto) características pessoais desejáveis ou indesejáveis nos candidatos durante as atividades que são propostas . Isto porque o candidato  não tem qualquer controle sobre as atividades desafiadoras que lhe são propostas, já que este somente toma conhecimento de quais atividades serão executadas durante a dinâmica,  geralmente não sabe o que está sendo avaliado com a mesma, normalmente não conhece os outros participantes  e não tem como prever como será a reação das outras pessoas no grupo.

Sendo assim, é essencial que o candidato não tente dissimular, fingir ou  tentar ser algo diferente do que realmente é, pois fatalmente não conseguirá e o recrutador perceberá isto.

O candidato deve ter bem em mente que toda e qualquer preparação deverá ser no intuito de facilitar ao agente facilitador da dinâmica de grupo descobrir as suas qualidades, sem ressaltar muito qualquer característica indesejável ou  passar a ele uma impressão que não corresponda a realidade.

Veja algumas dicas valiosas que se forem aplicadas o ajudarão a sentir-se tranquilo e preparado para os desafios de uma dinâmica de grupo.

Como se preparar para uma dinâmica de grupo

“Sorte é estar preparado para a oportunidade quando ela aparece.”

Disrael

 

Como já foi exposto, a preparação para uma dinâmica de grupo deverá ter como finalidade tomar cuidado para não cometer erros que poderão levar o profissional de RH a  uma impressão que não corresponda a realidade. Em uma  dinâmica de grupo, o fundamental é ser você mesmo e ter todo seu foco na vaga de emprego que você quer conseguir.

Atente a algumas dicas que serão de grande valia para que você se sinta preparado e possa desempenhar as atividades da dinâmica de grupo com segurança, mostrando o que você tem de melhor:

  1. Cuide-se para estar alerta e  bem disposto durante as atividades da dinâmica de grupo. Durma cedo, alimentar-se bem antes da dinâmica e não coma alimentos fortes no dia anterior. Evite tomar algum medicamento que possa gerar algum efeito colateral antes ou durante a dinâmica;
  2. Informe-se sobre a empresa, seu ramo de atuação, sua cultura e perfil;
  3. Cuidado com sua aparência. Seja discreto quanto a adereços, use de preferência vestimentas tradicionais (caso a empresa seja mais conservadora) e tenha cuidado quanto a higiene e comprimento das unhas e perfumes fortes. Os homens devem ter cuidado quanto a barba ou bigode, que devem estar bem cuidados, a gravata que deve ser sóbria, sapato que deve estar engradado (ténis deve estar limpo, principalmente se branco) . As mulheres devem ter cuidado quanto a quantidade e tamanho de adereços, a maquilagem que deve ser discreta, o comprimento da saia e dos decotes para não chamar a atenção indevidamente;
  4. Ainda com relação a roupa, tanto para homens como para mulheres, use uma que não seja muito apertada, curta ou que  limite muito os seus movimentos, para não atrapalhar a execução das atividades durante a dinâmica de grupo.
  5. Informe-se com antecedência onde e como chegar no local e chegue pelo menos 15 minutos antes horário marcado. Reserve tempo suficiente em sua agenda para as atividades, pois uma dinâmica de grupo chega a durar quatro horas;
  6. Relaxe. Ansiedade e nervosismo é normal. Mas em excesso irá prejudicar a sua performance. Leia um livro, interaja com as pessoas, não fique por demais tenso antes do início da dinâmica de grupo.

Várias dinâmicas de grupo para você tomar como exemplo

Embora não seja aconselhável uma preparação muito detalhada quanto ao que fazer em dinâmicas de grupo, pois cada dinâmica tem um objetivo diferente e o objetivo é sempre avaliar o seu comportamento durante as atividades, para descobrir suas características de personalidade e como você reage diante de situações teste, resolvi deixar alguns exemplos de dinâmicas de grupo,especialmente para os que ainda não realizaram nenhuma, como candidatos a vaga de estágio e ao primeiro emprego.

 

Conclusão

A dinâmica de grupo é um dos momentos mais tensos de qualquer processo seletivo. Mas se você estiver preparado, poderá apresentar uma performance excepcional e caso você tenha perfil para a vaga, ela certamente poderá ser sua. No próximo artigo, abordaremos como se portar durante a dinâmica de grupo. É claro que você não irá perder.

Fonte:

  1. http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/ge/dinamica/prepare_se/290903-historico_dg.shtm
  2. http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/ge/dinamica/prepare_se/260508-preparo_dinamica.shtm
  3. http://dinamicasparagrupos.blogspot.com.br/search/label/Din%C3%A2micas%20de%20Apresenta%C3%A7%C3%A3o
  4. http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/sem-categoria/saiba-como-se-portar-em-dinamicas-de-grupo
  5. http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/ge/dinamica/prepare_se/050307-desmistificando.shtm

Crédito das fotos:

  1. Teamwork  by: yanc

GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-ME POR COMPARTILHÁ-LO!

Espero sinceramente que este  artigo seja útil para que você  entenda o que é uma dinâmica de grupo e como se preparar para uma  por aplicar imediatamente as técnicas aprendidas neste artigos.

Se você gostou destes artigos, porque não me ajuda ao compartilhá-lo com seus amigos, familiares e colegas de trabalho através do Twitter, Facebook e Google +1? Para isso, basta usar os botões sociais que temos na lateral esquerda  ou no fundo do artigo  para compartilhar com os seus amigos, familiares e conhecidos. É muito simples e não te custa nada.

Também poderá ajudar mais ainda comentando este artigo, deixando suas impressões, suas experiências em dinâmicas de grupo e que técnicas costuma usar durante a preparação para dinâmicas de grupo, críticas construtivas (não sou perfeito e estou disposto a aprender com você) e sugestões para melhorar o nosso site. Se desejar, também poderá Assinar o  Site e receber as nossas atualizações por email. Muito obrigado e volte sempre para conferir as novidades!


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/majtec/www/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273