Marketing pessoal

O que é marketing pessoal e como usar eficientemente em sua carreira

Marketing pessoal. Este assunto tem sido cada vez mais citado, discutido e valorizado, mas muitos profissionais não sabem exatamente do que se trata, nem como utilizar esta valiosa ferramenta em favor de sua empregabilidade.

Este e o próximo artigo irão discutir o que é o marketing pessoal, qual a importância dele para o profissional em um mercado cada vez mais competitivo e como usá-lo a seu favor para conseguir uma vaga de emprego e alavancar sua carreira.

Veja também os artigos:

 

O que é marketing pessoal

Marketing pessoal pode ser definido como um conjunto de técnicas e estratégias  usadas para o profissional fazer-se notado, apreciado e reconhecido por suas  por suas qualidades, competências e habilidades. É saber desenvolver bons relacionamentos do ponto de vista pessoal e profissional e mostrar características, competências e habilidades  importantes  que facilitem o seu reconhecimento por outros em seu meio profissional.


Em outras palavras, são atitudes que o profissional toma durante o dia a dia com relação a outros profissionais, fornecedores, clientes e superiores que fazem com que estes criem uma boa imagem do profissional, que lembrem dele como alguém competente, prestimoso, ético e valoroso.

O verdadeiro marketing pessoal é saber mostrar aquilo que há de melhor no profissional, é saber ser reconhecido por suas qualidades e não através de lisonjas e outros artifícios nada éticos e não envolve o puxa-saquismo ou a falsidade nos relacionamentos.

Por que o marketing pessoal é tão importante para a sua carreira

“Antes de comprar o produto que você tem para vender, seu cliente irá comprar você. Sim, a sua maneira de agir, de se comunicar, sua aparência e reputação, tudo conta em um mercado cada vez mais exigente por qualidade e confiabilidade.”

Mário Persona

Como dito pelo palestrante Mario Persona acima, antes de um cliente comprar um produto, ele “compra” quem está oferecendo. No artigo Informações assimétricas. O que são e como usa-las a seu favor?  , tratamos sobre o fato que em uma relação comercial ou profissional, quando diversos fornecedores dispõe basicamente do mesmo produto desejado, todos os fornecedores são tratados da mesma forma (como limões em um mesmo saco), exceto quando um deles se destaca e passa a ser valorizado no mercado. É nisto que entra a importância do marketing pessoal, que é a arte de se destacar, de fazer-se notado e reconhecido profissionalmente.

É muito comum as pessoas vêem profissionais que aparentemente tem a mesma experiência e habilidade ou até um pouco menos que elas, que exercem a mesma função dentro da empresa e  tem o mesmo tempo de casa serem promovidos e obterem sucesso em suas carreiras e elas não.   Dai elas se perguntam como isto pode acontecer e por vezes passam a se considerar injustiçadas por não serem reconhecidas ou valorizadas.

Mas ao mesmo tempo elas  menosprezam a importância de um planejamento e gestão adequados de sua carreira e de um marketing pessoal bem implementado. Por isso acabam não se destacando e “sendo passadas para trás”, não são lembradas quando surgem as oportunidades.

 

 

A imagem de uma pessoa é seu maior patrimônio, e uma imagem vencedora e idônea é algo que deve ser perseguido.  São necessários anos de desenvolvimento, bom desempenho e sociabilidade para ser uma pessoa bem vista e aceita, por isso é  algo de extrema necessidade a  implantação de um plano de marketing pessoal, para que se alcance o sucesso em uma carreira.

No blog Sucesso Empresarial(www.sucessoempresarial.com.br) há este excelente artigo que dá mais 10 razões para iniciar agora seu Marketing Pessoal.

Conclusão

Com este artigo pudemos discutir o que é o verdadeiro conceito de marketing pessoal e porque ele é tão importante não somente em nossas carreiras, mas em vários aspectos de nossas vidas.

Vimos que  o marketing pessoal é um conjunto de técnicas e atitudes que uma vez aplicadas no nosso dia a dia fazem com  que possamos vender uma imagem positiva a nosso respeito no mercado, que proporcionam  que possamos nos se destacar,sermos  notados e reconhecidos profissionalmente e assim sejamos sempre lembrados quando surgem oportunidades.

O próximo artigo irá finalizar esta série discutindo como usar o marketing pessoal para alavancar a carreira, além de proporcionar dicas imperdíveis de técnicas de marketing pessoal. Certamente você irá tirar muito proveito destas técnicas.


Fonte:

  1.  http://www.algosobre.com.br/marketing/marketing-pessoal-10-razoes-para-comecar-agora.html
  2. http://www.sucessoempresarial.com/blog/o-que-e-marketing-pessoal-10-razoes-para-comecar-agora
  3. http://www.dicasprofissionais.com.br/dicas2.asp?id=26
  4. http://marketingdrops.com.br/comunicacao/marketing-pessoal-nas-midias-sociais/
  5. Atitudes que prejudicam o marketing pessoal | Portal Carreira & Sucesso
  6. http://marketingpessoal.org/57-estrategia-marketing-pessoal/
  7. http://empregoenegocio.com.br/como-fazer-marketing-pessoal/
  8. http://www.experta.com.br/tariqexperta/voce/voce_pessoas.html

Crédito das fotos:

  1. Young Doctor Holding Business Card by: flashon  BASIC LICENSE

GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-NOS A PARTILHÁ-LO!

Espero sinceramente que este  artigo possa ser útil para que você consiga melhorar o seu marketing pessoal.

Se você gostou deste artigo, porque não me ajuda a compartilhá-lo com outros usuários através do Twitter, Facebook e Google +1? Para isso, basta usar os botões sociais que temos na lateral esquerda do artigo ou no fundo para partilhar este artigo com os seus amigos, familiares e conhecidos. É muito simples e não te custa nada.

Também poderá ajudar mais ainda comentando este artigo, deixando suas impressões, mais formas de melhorar o marketing pessoal, críticas construtivas (não sou perfeito e estou disposto a aprender com você) e sugestões para melhorar o nosso site. Se desejar, também poderá Assinar o  Site e receber as nossas atualizações por email. Muito obrigado e volte sempre para conferir as novidades!

 

 


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/majtec/www/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273