Carta de apresentação

O que é carta de apresentação e como criar uma?

Carta de apresentaçãoCarta de apresentação. Muitos profissionais após conseguir uma vaga de emprego, se deparam com a exigência ou clara necessidade de criar uma, que deve ser enviada junto com o currículo. Mas, independente da experiência do profissional, muitos se perguntam:

 

  • O que é uma carta de apresentação
  • Qual é o objetivo de uma carta de apresentação, também conhecida como carta de recomendação;
  • Porque é importante criar uma carta de apresentação
  • Quando enviar uma carta de apresentação
  • Como criar uma carta de apresentação?

Este artigo responderá estas  perguntas, dando dicas de técnicas simples e eficazes para elaborar uma carta de apresentação adequada para qualquer tipo de profissional, seja qual for a sua experiência de carreira.

Veja também os artigos:

O que é uma carta de apresentação

A carta de apresentação é um instrumento com um resumo de suas qualificações para  o gestor de uma vaga de emprego endereçada a empresa ou uma pessoa específica devidamente acompanhada do currículo.


Ela é uma ferramenta de marketing pessoal que permite um contato mais direto com a empresa do que o currículo, expondo suas competências mais relevantes para a empresa e quais são seus objetivos com relação a vaga de emprego a que está se candidatando.

Qual o objetivo de uma carta de apresentação e por que é importante

Você criou um currículo, acionou sua network e contatou sites de curriculo e agencias de emprego na busca por uma vaga e encontrou uma que está de acordo com o seu perfil profissional. Então o gestor da vaga ou site de currículo solicita além de seu curriculo uma carta de apresentação. Qual o objetivo? Por que ela é tão importante, devo sempre enviar uma carta de apresentação junto com o currículo?

Uma carta de apresentação tem por objetivo  despertar o interesse da empresa  em chamá-lo para uma  entrevista de emprego tanto quanto o currículo.  Enquanto que o curriculum é um documento que exprime de forma um tanto rígida a suas qualificações e  experiências (claro que um currículo eficiente deve ser elaborado de forma direcionada para a vaga em questão), a carta de apresentação faz uma apresentação do profissional para a empresa,  sendo um poderoso instrumento de  marketing pessoal em que se expressa os motivos que o levam a querer trabalhar na empresa, além de um resumo objetivo das competências e experiências que poderão despertar o interesse do gestor para seu curriculo.

Não existe um consenso entre os gestores de RH quanto a obrigatoriedade das cartas de apresentação. Mas deve-se aplicar o bom senso em relação ao envio ou não dela. Por exemplo, caso o anúncio da vaga exija uma, a mesma deve ser apresentada. Caso você envie um currículo a uma empresa ou outro profissional de sua rede de relacionamentos(network) sem uma vaga em aberto, convém também criar uma que convide a leitura do seu currículo e demonstre sua capacidade de comunicação e persuasão e enviá-la anexada ao curriculo.

Como criar uma carta de apresentação

Como vimos, o objetivo da carta de apresentação é agir como ferramenta de marketing pessoal, valorizando  o profissional e despertando o interesse da empresa em relação ao profissional e aumentando as chances de uma convocação para entrevista.  Por isso é fundamental saber elaborar cartas de apresentação eficazes. Veja algumas dicas de como fazer isso.

  1. A carta de apresentação deve ser simples e objetiva e nunca deve ser  escrita à mão,  contendo no máximo uma página que deve ser escrita no mesmo tipo e tamanho de papel do curriculo. O papel deve ser branco ou de cor suave;
  2. A apresentação deve ser a melhor possível, com ortografia e gramática perfeita;
  3. O estilo de uma carta de apresentação deve  simples, conciso e profissional. Seja breve e utilize técnicas de redação comercial,   sendo bem objetivo e evitando usar  linguagem rebuscada. Não adicione detalhes pessoais e  não se esqueça de incluir suas informações de contato no final;
  4. Caso saiba, coloque sempre o nome e o cargo da pessoa – ou o departamento – para quem você vai enviar a carta de apresentação  que,  ao contrário do currículo, deve ter sua assinatura no final. Não esqueça de colocar o nome da empresa e certifique-se que esteja escrito corretamente;
  5. Se estiver concorrendo a uma vaga anunciada, focalize esta oportunidade e seja especifico quanto as competências  destacadas, que devem ser bem relacionadas as qualificações requeridas;
  6. O principal objetivo da carta de apresentação é mostrar que  você é a pessoa certa para a vaga, ou para trabalhar nesta empresa.  Busque conhecer com o melhor detalhamento possível a empresa, sua história, atuação no mercado e cultura, bem como o perfil exigido para o cargo em aberto.  Então mostre através da carta que suas competências e qualificações estão em harmonia com o perfil da empresa e as suas necessidades para o cargo;
  7. Nunca minta nem exagere quanto as suas qualificações e experiência;
  8. Uma carta de apresentação genérica deve possuir de três a quatro parágrafos no máximo e segue o seguinte modelo básico:

Data

Presado  Sr/a X:

Primeiro parágrafo Apresente-se,  endereçando a uma pessoa ou departamento;
Segundo parágrafo Faça um resumo de suas qualificações, experiências e pontos fortes mais relevantes para esta vaga de emprego e informando também a qual cargo ou posição em particular você está se candidatando;
Terceiro parágrafo Neste parágrafo em especial você irá “vender o seu peixe”, mostrando porque você é a pessoa certa para este trabalho. Fale sobre suas características pessoais mais relevantes para o cargo pretendido, porque você quer ocupar esta vaga e de que forma seu  trabalho pode contribuir com a empresa.
Quarto parágrafo Coloque-se a disposição para prestar mais esclarecimentos

Assinatura
Nome completo

Email e Telefone

 

Conclusão

Como podemos concluir deste artigo, a carta de apresentação é um instrumento com um resumo de suas qualificações para  o gestor de uma vaga de emprego devidamente acompanhada do currículo.

Ela é uma ferramenta de marketing pessoal que permite um contato mais direto com a empresa do que o currículo, tendo como objetivo principal  mostrar que  você é a pessoa certa para a vaga, ou trabalhar nesta empresa.

Seguindo estas dicas, certamente você fará uma carta de apresentação que abrirá as portas para uma entrevista.

Para facilitar ainda mais nossos leitores, o próximo artigo trará diversos modelos de carta de apresentação que poderão ser usados em conjunto com estas dicas para elaborar a sua.   É claro que você não irá perder estes modelos, vai?

Fonte:

  1.  http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/ge/curriculo/elaborar/carta_apresentacao.shtm
  2. http://empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-apresentacao/
  3. http://carreira.monster.com.br/curriculo-carta-de-apresentacao/modelos-carta-apresentacao/razoes-para-fazer-carta-apresentacao-/article.aspx
  4. http://carreira.monster.com.br/curriculo-carta-de-apresentacao/modelos-carta-apresentacao/dicas-para-carta-apresentacao-eficiente/article.aspx
  5. http://web.usal.es/~auesa/atenea/portu/carta.htm

Crédito das fotos:

  1. signature on agreement by: PaulPaladin

GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-ME POR COMPARTILHÁ-LO!

Espero sinceramente que este  artigo seja útil para que você crie sua carta de apresentação por aplicar imediatamente as técnicas aprendidas neste artigos.

Se você gostou destes artigos, porque não me ajuda ao compartilhá-lo com seus amigos, familiares e colegas de trabalho através do Twitter, Facebook e Google +1? Para isso, basta usar os botões sociais que temos na lateral esquerda  ou no fundo do artigo  para compartilhar com os seus amigos, familiares e conhecidos. É muito simples e não te custa nada.

Também poderá ajudar mais ainda comentando este artigo, deixando suas impressões, suas experiências no uso de cartas de apresentação, críticas construtivas (não sou perfeito e estou disposto a aprender com você) e sugestões para melhorar o nosso site. Se desejar, também poderá Assinar o  Site e receber as nossas atualizações por email. Muito obrigado e volte sempre para conferir as novidades!

 


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/majtec/www/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273