Marketing pessoal e as redes sociais

Como usar as redes socias no seu marketing pessoal

Marketing pessoal e as redes sociaisO Marketing pessoal é uma valiosa ferramenta em favor da empregabilidade. É através dele que o profissional desenvolve bons relacionamentos do ponto de vista pessoal e profissional  e mostra suas características, competências e habilidades  importantes  que facilitem o seu reconhecimento por outros em seu meio profissional. O marketing pessoal na verdade são atitudes que o profissional toma durante o dia a dia com relação a outros profissionais, fornecedores, clientes e superiores que fazem com que estes criem uma boa imagem do profissional, que lembrem dele como alguém competente, prestimoso, ético e valoroso.

As redes sociais atualmente se incorporaram na rotina das pessoas, mudando a forma como elas se relacionam, trabalham, fazem negócios e até mesmo contratam profissionais para uma vaga de emprego. Portanto, para que um marketing pessoal possa ser eficiente e produza resultados satisfatórios, é essencial que o profissional não se descuide dele também ao utilizar as redes sociais.

Sendo assim,  como promover seu marketing pessoal ao usar as redes sociais?

Veja também os artigos:

Como promover seu marketing pessoal ao usar as redes socias?


Rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Muitos sites como o facebook, o linkedin, o orkut, o google plus e o twitter(apenas para mencionar os mais famosos atualmente) utilizam-se dos conceitos de redes sociais, fornecendo uma série de ferramentas de comunicação que possibilitam experiências sociais pela internet.

Atualmente, cerca de 70% das vagas de emprego disponíveis no mercado são preenchidas por meio de indicações.  Porém, segundo “um estudo da Reppler, 47% dos recrutadores conferem as redes sociais dos candidatos e 69% já recusaram algum aspirante à vaga por julgarem que os candidatos tiveram um comportamento “inadequado” na web”. Podemos concluir disto que  saber usar bem as redes sociais a seu favor é questão até mesmo de sobrevivência no mercado de trabalho.

Portanto siga algumas dicas básicas mas fundamentais para usar as redes sociais de uma forma que seja positiva para a promoção de sua marca, do seu marketing pessoal:

  1. Adicione informações profissionais atualizadas nos seus perfis de redes sociais, com boas referências profissionais. Explore as redes sociais  de profissionais em sites como o linkedin, Indica  e Via6 para ampliar  e solidificar sua rede de relacionamento profissionais (networking), mas não deixe de explorar as outras redes por colocar informações profissionais atualizadas nos seus perfis de sites mais abrangentes e populares, como o Orkut ou Facebook.
  2. Evite exageros e nunca invente qualificações inexistentes;
  3. Inclua-se em comunidades da sua área profissional e adicione pessoas das empresas que lhe interessam;
  4. Exclua todas as comunidades do tipo: Eu odeio o meu chefe, odeio trabalhar, odeio acordar cedo, todas essas comunidades que contribuem de forma negativa e que vão de encontro a uma pessoa que não é sociável e difícil de lidar;
  5. Cuidado com as polêmicas, e trate de assuntos delicados através de mensagens privadas
  6. Não tuite assuntos relacionados ao dia a dia do seu trabalho atual, ou se for tuitar seja extremamente político nas suas afirmações;
  7. Evite o excesso de exposição por postar fotos suas em situação muito pessoais, como namorando, vestido de maneira inadequada ou segurando litros e litros de cerveja ou outra bebida alcoólica. Se quiser passar uma imagem sóbria e responsável, evite se expor demais no seu álbum de fotos.
  8. Crie conteúdo de qualidade relacionado a sua área de atuação ou interesse e dissemine seus trabalhos e posts em blogs e nas redes sociais.  Por exemplo: suba para uma rede de conteúdo (ScribdSlideshareIssuu, entre outras) ou um blog, ou um site de divulgação de artigos como o  artigonal seu TCC ou uma apresentação que tenha feito sobre a área em que atua, deixando claro seu nome, data de apresentação e seus contatos. Não esqueça de taggear tudo usando as palavras-chave correspondentes e divulgar o link em todos os seus perfis (não adianta nada criar conteúdo excelente e não divulgar).
  9. Escreva corretamente. Mostre que domina o português. Nada de abreviações ou “internetês”.
  10. Outras ferramentas bastante úteis e cada vez mais utilizadas são o vídeo currículo e o podcast. O vídeo currículo é uma apresentação em vídeo em que o profissional fala de si mesmo, de suas qualificações profissionais, experiência e projetos desenvolvidos , fala de sua formação e seus objetivos, como no currículo de papel. Costuma-se posta-los em sites como o youtube,  vimeo e sites especializados neste produto, porém o youtube tem a vantagem de, além de proporcionar maior visibilidade ao conteúdo, também ser uma rede social de compartilhamento de vídeos, na qual o usuário cria um perfil e adicionar seus contatos.
  11. Fugir das correntes e pedidos (seja meu amigo, curta minha foto, me segue no Twitter…) e cuidado com vírus no estilo “clique aqui”
  12. Abuse dos filtros, círculos e listas, selecionando quem lê o que

 

Conclusão

Este artigo mostrou o que é o marketing pessoal, o que são as redes sociais e como fazer bom uso das redes sociais na promoção de seu marketing pessoal e alavancagem da sua carreira.

Vimos que uma das principais vantagens das redes sociais é a ampliação e consolidação de sua network profissional, mas que é fundamental ao utiliza-las tomar cuidado com a exposição prejudicial da imagem.

Portanto, cuide de sua imagem, de sua marca pessoal nas redes sociais e  seja bem sucedido.

Fonte:

  1.  http://marketingdrops.com.br/comunicacao/marketing-pessoal-nas-midias-sociais/

Crédito das fotos:

  1. Gavin Llewellyn via photopin cc

GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-ME POR COMPARTILHÁ-LO!

Espero sinceramente que este  artigo seja útil para que você consiga melhorar o seu marketing pessoal ao usar as redes sociais por aplicar imediatamente as técnicas aprendidas nestes dois artigos.

Se você gostou destes artigos, porque não me ajuda ao compartilhá-lo com seus amigos, familiares e colegas de trabalho através do Twitter, Facebook e Google +1? Para isso, basta usar os botões sociais que temos na lateral esquerda  ou no fundo do artigo  para compartilhar com os seus amigos, familiares e conhecidos. É muito simples e não te custa nada.

Também poderá ajudar mais ainda comentando este artigo, deixando suas impressões, mais formas de melhorar o marketing pessoal através das redes sociais, críticas construtivas (não sou perfeito e estou disposto a aprender com você) e sugestões para melhorar o nosso site. Se desejar, também poderá Assinar o  Site e receber as nossas atualizações por email. Muito obrigado e volte sempre para conferir as novidades!


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/majtec/www/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273