cena-de-bob-esponja-a-esponja-que-podia-voar-o-musical-1331247520938_615x300[1]

Seja feliz e motivado. Seja um profissional Bob Esponja

Seja motivado como o Bob esponjaMeus amigos, vocês devem estar pensando que eu endoidei, já que aqui em MAJTec – Seu espaço, costumo tratar de assuntos ligados a motivação pessoal e  carreira e hoje estou falando de um personagem de desenho animado. Mas acalmem-se, isto ainda não aconteceu. Eu vou falar sobre carreira e desenvolvimento pessoal e nisto o Bob Esponja* tem tudo a ver. Personagem principal de uma série de animação criada pelo biólogo marinho norte americano Stephen Hillenburg, Bob Esponja é uma esponja marinha que trabalha na Lanchonete Siri Cascudo, junto com o caixa Lula Molusco e seu chefe Sirigueijo. Sendo assim podemos aprender bastante sobre como o profissional Bob Esponja  lida com seu trabalho e os desafios que nele enfrenta.

Veja também os artigos:

Seja um profissional Bob Esponja!

Bob Esponja teria todas as razões para ser um profissional infeliz e  insatisfeito. Trabalha em uma cozinha de fast-food (local quente e por vezes insalubre, trabalho repetitivo e estafante), ganha pouco, tem um chefe ganancioso e explorador e trabalha com um colega ranzinza, traiçoeiro e desmotivador.

Mas não é o que se vê a cada  novo episódio. O que podemos aprender disto?

Seja feliz e motivado como Bob esponja!

É notório como Bob Esponja gosta do que faz. E isto não é em função de um salário alto ou outras vantagens. Ele trabalha feliz porque é feliz, sua motivação vem de dentro.

Ele sempre é gentil e prestativo com os clientes e dá o melhor de si em cada tarefa.  Cada hambúrguer de siri que faz é como uma iguaria de chefe (mesmo sendo o igual a todos os outros hambúrgueres  de siri que sempre fez), cada novo atendimento é como o primeiro e cada cliente é único.

O profissional que é como o personagem Bob Esponja trabalha melhor, pois não espera que a situação seja ideal para que sinta satisfação e prazer em seu trabalho. Ele dá o melhor de si em tudo que faz não porque espera um aumento de salário ou  outro reconhecimento, mas porque busca a excelência, porque quer ser um profissional melhor, servir melhor. O reconhecimento é importante,  mas não é tudo. Além disso, o reconhecimento  sempre vem quando você se supera a cada tarefa, a cada projeto, mesmo que não seja onde você está.

Não dê bola para os Lula Moluscos que trabalham ao seu lado

Bom Esponja tem como colega de trabalho o caixa Lula Molusco. Ele não é a melhor companhia em um ambiente de trabalho, já que é invejoso, vive mau humorado, se acha superior e  não colabora em nada, fazendo somente o seu trabalho de maneira mecânica e reclamando de tudo.

Um problema muito grande é que este tipo de profissional Lula Molusco constantemente contamina o ambiente de trabalho. E visto que em todas as empresas existem desafios e por vezes injustiças, nestes momentos até mesmo um profissional motivado e em busca da excelência pode começar a dar-lhe ouvidos e acabar se tornando tão medíocre quanto ele.

Não dê ouvidos a este tipo de profissional e não deixe que ele roube suas energias e destrua sua motivação! Continue desenvolvendo suas competências, buscando o aprendizado, sendo um profissional comprometido e produtivo.  Além disso, não esqueça de ser bem humorado, comunicativo e amigável. Contamine o seu ambiente de trabalho com alegria e seus clientes com excelente atendimento.

Seu chefe é um Sirigueijo, seja um Bob Esponja!

Ter um chefe avarento e  capitalista o tempo todo, que explora os funcionários e barateiam o custo de produção comprometendo a qualidade, que somente visam o lucro e não estão nem ai para  a satisfação do cliente é desanimador.  Mas o profissional Bob Esponja não se deixa abater nem mesmo por isso.

Independente da falta de ética e profissionalismo de seu chefe, um profissional que perde a motivação e o comprometimento com  o seu trabalho, que deixa de ter como foco a satisfação do cliente será como o seu chefe e será infeliz.

Continue sempre buscando a excelência profissional, o bom atendimento, o bom convívio com os colegas e certamente viverá muito melhor.

Não seja como Bob esponja em tudo, pelo menos tenha ambição

Claro, Bob Esponja é um personagem de desenho animado e vive como se tudo em sua vida fosse perfeito, mesmo não sendo. Não é esta a minha proposta.

Desejar o sucesso profissional e financeiro é normal e legítimo, mas não é tudo.

Vivemos a maior parte da vida em nosso Siri Cascudo e devemos dar o melhor de nós para que o tempo em que passamos nele seja agradável e produtivo, independentemente dos colegas que temos, do tipo de chefe ou das condições de trabalho.

Faça o melhor, seja melhor, seja feliz agora e não quando as coisas melhorarem. E elas melhorarão, se você não desistir.

E você, é um profissional Bob Esponja? Ou tem um chefe Sirigueijo ou um colega Lula Molusco? 

 Fonte:

  • http://searanews.com.br/licoes-profissionais-e-corporativas-com-bob-esponja/
  • http://loungeempreendedor.com.br/2009/08/13/bob-esponja-ensina-nao-licoes-para-a-carreira/
  • http://www.contagiosocial.com.br/2012/11/o-que-bob-esponja-ensina-sobre-trabalho.html
  • http://www.gazetadopovo.com.br/colunistas/conteudo.phtml?id=910907&tit=Bob-Esponja
  • http://blog.portalrbj.com.br/gestaoecarreira/2012/09/25/bob-esponja-tem-perfil-profissional-semelhante-ao-de-muitos-de-nos/

Crédito das fotos:

Canal Uol Criança

 

Espalhe o jeito Bob Esponja de ser!

Espero sinceramente que tenha gostado deste artigo sobre como aprender a ser um profissional mais produtivo, motivado e feliz usando o exemplo do personagem Bob esponja.

Tem mais a acrescentar, alguma opinião sobre o assunto ? Discorda de alguma coisa do que foi dito? Então comente o artigo!  

Também, se desejar, expresse suas impressões, críticas construtivas (não sou perfeito e estou disposto a aprender com você) e sugestões para melhorar o nosso site.

E finalmente, se gostou do artigo, não esqueça de  compartilhá-lo com os seus amigos e parentes no Twitter, Facebook e Google +1. Para isso você pode usar os botões sociais que temos no fundo ou na lateral esquerda do artigo.

 E não deixe de assinar  o Seu espaço e receber as atualizações  do site por email.

Sucesso, e seja um Bob esponja você também!

*Bob Esponja é marca registrada da Nickelodeon.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/majtec/www/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273