Psychometrist_tests_trainees_in_a_compression_chamber

Testes psicotécnicos. O que são e como se comportar em um?

Testes psicotécnicosOs testes psicotécnicos são uma das fases mais temidas de processos seletivos para  emprego, concursos públicos e em processos para obtenção de Carteira de motorista (CNH), principalmente quando o candidato nunca participou de um teste ou acredita não ter se saído bem em algum que tenha feito anteriormente.

Mas o profissional pode obter êxito em mais esta etapa!  Basta que se prepare adequadamente e siga as dicas que iremos descrever abaixo.

Neste artigo, você obterá resposta para as seguinte perguntas fundamentais:

    1. O que são testes psicotécnicos e  para que servem?
    2. Quais os tipos de testes psicotécnicos?
    3. Onde encontrar exemplos de testes psicotécnicos para praticar?
    4. Como se comportar antes e durante testes psicotécnicos?

Veja também os artigos:

O que são e para que servem os testes psicotécnicos?


Testes psicotécnicos são ferramentas para avaliação de características psicológicas  no momento em que são aplicados e , por isso, devem ser aplicados e interpretados somente por psicólogos. Geralmente nos testes psicotécnicos  são aplicados um conjunto de exercícios para avaliação psicológica e uma entrevista para compor um diagnóstico mais seguro e completo. Os testes psicotécnicos em processos seletivos não têm por objetivo  amedrontar ou causar  insegurança ao  candidato e sim avaliá-lo com testes padronizados e cronometrados a fim de  verificar se este indivíduo tem um perfil compatível com o da vaga de emprego em aberto, analisando entre outras coisas:

    1. características de personalidade;
    2. habilidades específicas requeridas pelo cargo;
    3. nível de raciocínio lógico e memória.

Quais os tipos de testes psicotécnicos usados em processo seletivo de emprego?

Basicamente, os testes psicotécnicos podem ser divididos em dois grandes grupos:
  • Testes de Aptidão (Verbal, Numérica e Lógica)
  • Testes psicológicos.
 Entre os testes psicológicos nós temos:
  1. Teste PMK ou Psicodiagnóstico Miocinético: Este teste consiste na avaliação de traços e desenhos (linhas, círculos, “zigue-zagues”, retas paralelas) feitos com lápis para a avaliação da personalidade.
  2. Prova situacional: É uma prova que consiste em  fazer com que o entrevistado resolva situações de conflito, ou seja, são apresentados casos que pedem alguma resolução, com o objetivo de avaliar a maneira como o candidato lida com as situações conflitantes.
  3. Teste Wartegg: É um teste que  consiste em o candidato preencher os desenhos que estão dispostos em 8 quadrados que juntos formam um retângulo. Em cada espaço, há um sinal-estímulo (um traçado ou algum ponto), onde o indivíduo deve dar continuidade ao desenho de acordo com o que lhe surgir na mente. Depois, ele precisa descrever a sequência dos desenhos feitos, nos quadradinhos localizados ao lado dos números de cada figura. E na parte inferior, ele deve informar o que cada figura significa e responder a algumas perguntas que dizem respeito às suas rejeições e preferências. Pode ser feito tanto individualmente quanto em grupo, e dura de 15 a 20 minutos,
  4. Teste Zulliger:  É um teste que consiste em o candidato receber três pranchetas manchadas de tinta na qual ele  deve indicar com o que as imagens formadas se assemelham, ou o que elas poderiam ser e tem por objetivo realizar uma análise intensa da estrutura básica da personalidade do candidato.
  5. Teste do desenho:  É um teste que consiste em o candidato desenhar a mão livre  em papel ofício sem pauta geralmente uma casa, uma árvore e uma pessoa(House – casa, Tree – árvore, Person – pessoa) e depois são feitos diversos questionamentos a respeito de detalhes do desenho pelo psicólogo. Este teste “tem como objetivo obter informação sobre como uma pessoa vivencia a sua individualidade em relação aos outros, e em facilitar a projeção de elementos da personalidade e de áreas de conflitos, identificados como o propósito de avaliação (processo seletivo) ou terapêutica. “

 

Exemplo de testes psicotécnicos

Veja a seguir alguns testes psicotécnicos:

  1. Tem-se nove velas acesas. Apagam-se 3, quantas ficam?
      1. 5 – 2
      2. 2 x 3
      3. 8 + 1
      4. dois ao cubo
      5. 48 : 4

    R: 3

  2. Os carneiros pretos têm a lã negra. De que cor é o leite das vacas pretas?
      1. preta
      2. escura
      3. amarela
      4. branca
      5. vermelha

    R: 4

  3. Quando se está num quarto escuro e se tem um fósforo, um fogareiro, um lampião, uma vela e um cigarro, o que se acende primeiro?
      1. a vela
      2. o lampião
      3. o cigarro, é óbvio
      4. o fogareiro
      5. o fósforo

    R:5

  4. Que animal você seria? A pergunta clássica das dinâmicas de grupo 1) Leão 2) Tigre 3) Gato 4) Cachorro 5) Macaco 6) Coelho Se você é um…Os resultados do teste são interpretados em busca de características positivas e negativas.
    1. Leão Domina as situações e exerce natural ascendência sobre os outros. Perfil ruim para cargos que exijam submissão.
    2. Tigre É mais competente que o leão. Mas, como não é reconhecido por isso, tende ao ressentimento. Dificuldade para trabalhar em equipe.
    3. Gato É político e gosta de atrair atenção – mas se enrosca quando solicitado. É dissimulado.
    4. Cachorro É inteligente e tem faro, mas tende a exageros. Pouco flexível.
    5. Macaco Espirituoso e piadista. Não é levado a sério pelos colegas, a quem diverte – e irrita.
    6. Coelho Pró: Simpático, ágil, experimentador. Contra: incapaz de planejamento estratégico.

Onde encontrar mais testes psicotécnicos? 

Se desejar praticar um pouco mais para treinar o raciocínio e ganhar segurança na hora de um teste psicotécnico, seja para seleção de emprego, concurso ou para obter a CNH (Carteira de motorista), veja a lista abaixo com mais sites que possuem testes psicotécnicos:

  1.  http://sitenotadez.net/psicotestes/
  2.  http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=60706.0
  3. http://www.portalchapeco.com.br/jackson/qi.htm
  4. http://www.youtube.com/watch?v=SjZ5q3B6lnw http://www.youtube.com/watch?v=TpTHbus_qBQ
  5. http://transitar.enterweb.info/central-de-downloads/.
  6. http://simoneefausto.blogspot.com/2010/05/exame-psicotecnico-1-habilitacao.html.
  7. http://transitodojorgio.blogspot.com/2007/08/primeiro-exame-psicotcnico-ptirar-sua.html.
  8. http://www.slideshare.net/MensagensVirtuais/teste-psicologico

Como se comportar nos testes psicotécnicos?

Como já foi dito, o objetivo dos testes psicotécnicos é identificar se você tem o perfil necessário para ocupar a vaga de emprego que está disputando. Portanto, tenha bem em mente que uma reprovação em testes psicotécnicos não significa que você fez alguma coisa de errado nos testes, já que o mesmo busca identificar  características  valorizadas  pelo empregador que talvez não sejam o seu forte. Mas você pode ser reprovado sim, se cometer erros grosseiros que acabam prejudicando sua performance nos testes. Os principais erros dos candidatos a vaga de emprego que realizam testes psicotécnicos são:

  • Não manter a calma e controlar a ansiedade
  • Não prestar atenção nas instruções
  • Dissimular, fraudar ou dar respostas prontas em testes de personalidade

Portanto, para aumentar consideravelmente as chances de sucesso em testes psicotécnicos, leia e busque seguir as dicas abaixo:

  1. Tenha em mente que os testes psicotécnicos não são tão complicados quanto parecem. O fundamental para que você possa demonstrar o seu melhor é  manter a calma e a paciência antes e durante a resolução dos testes.
  2. Para que você possa apresentar o melhor rendimento, durma e alimente-se bem antes dos testes psicotécnicos, pois caso você esteja cansado, mal de saúde ou com algum problema na vida pessoal, o resultado dos testes pode ser afetado.
  3. Não tome medicamentos excitantes ou bebidas alcoólicas antes dos testes psicotécnicos.
  4. Preste cuidadosa atenção a todas as instruções dadas antes dos testes, e caso não tenha entendido algum ponto durante as explicações, pergunte. Tenha certeza que entendeu bem como  os testes devem ser realizados.
  5. Na maioria das vezes você não terá tempo para fazer todas as questões. Faça o que você puder com segurança, com o maior número de acertos possível (principalmente no caso de questões que envolvam lógica).
  6. Procure saber com antecedência qual o perfil requerido pelo cargo e valorizado pela empresa. Muitas vezes não vale sequer o esforço realizar uma bateria de testes que visam descobrir se você tem ou não características necessárias ao cargo que você já sabe que não tem (se você sabe que é uma pessoa distraída, que não consegue manter a concentração por muito tempo, não adianta fazer os testes psicotécnicos para ser controlador de voo, por exemplo).
  7. Quando no teste e principalmente nas entrevistas após os testes  forem feitas perguntas, responda sempre de forma sincera, não tente dissimular. Também não fale sobre questões pessoais que não tenham sido perguntadas.
  8. Nos testes de personalidade, não existem respostas certas ou erradas. A resposta que você der, junto com as outras avaliações e a entrevista é que traçarão seu perfil psicológico. Caso seu perfil se encaixe no requerido pelo empregador e o psicólogo avalie você de forma competente, você será aprovado.
  9. Uma forma muito interessante de exercitar o raciocínio lógico é fazer bastante palavras cruzadas, quebra-cabeças, jogo dos erros e outros .
  10. Caso você não seja aprovado em algum teste,  não considere que não é capaz de realizar testes psicotécnicos. Você pode simplesmente não ter o perfil necessário para a vaga que concorreu (Por exemplo,  para ser militar você tem de ser uma pessoa que aceite cumprir ordens sem questionar. Caso você não tenha este perfil, os testes psicotécnicos irão detectar isso e você não será aprovado para a vaga. Mas em outros cargos ou empresas mais inovadoras, que requerem  um perfil mais questionador e independente, você poderá ser aprovado).

Polêmica: É válido preparar-se para os testes psicotécnicos?

Em relação a preparação para testes psicotécnicos, especialmente os testes psicológicos, existem uma polêmica muito grande: É válido preparar-se para os testes psicotécnicos ou não? Veja os argumentos dos dois lados:

Os que afirmam que ninguém deve preparar-se para testes psicotécnicos argumentam que:

  • Os testes psicológicos são ferramentas de uso  exclusivo de psicólogos e estudantes de psicologia e que qualquer “dica” ou treino para concurso, CNH, etc., é considerada ilegal.
  • Que os testes avaliam aspectos da personalidade do candidato, e que por isso não existem respostas certas ou erradas em testes psicológicos, e sim perfis que se encaixam ou não em uma vaga.
  • Afirmam além disso que a avaliação psicolaboral é um processo e que um psicólogo experiente identifica facilmente contradições nos testes em função de um candidato dar respostas preparadas e que o psicólogo consegue fazer com que o candidato mostre sua personalidade, portanto o ideal é que o mesmo se mostre como realmente  é.

Já os que afirmam ser válido preparar-se para testes psicotécnicos em concursos, processos seletivos e para exames para obter a CNH, argumentam que em qualquer etapa do processo seletivo, o candidato busca se preparar visando conseguir a aprovação para a vaga de emprego, seja ela uma entrevista de emprego, prova de conhecimentos gerais ou específicos  ou dinâmica de grupo.

Este grupo afirma que em relação aos testes psicotécnicos não deve ser diferente  e que é válido obter e estudar os testes psicotécnicos mais aplicados, mesmo os psicológicos(que são de uso exclusivo dos psicólogos), já que esta se trata de uma das mais importantes fases de um processo seletivo ou concurso público.

Quanto a minha posição, acredito que é possível preparar-se sim, mas somente até certo ponto. É importante que o candidato saiba o que vai encontrar em um teste psicotécnico para que mantenha a calma e não cometa gafes que acabem custando sua aprovação, mesmo que na verdade ele tenha o perfil que a empresa pede e o cargo exige. Fazer testes de lógica, jogar xadrez, puzzle, palavras cruzadas, testes matemáticos  aguçam o raciocínio e a memória, facilitando que o candidato fique mais calmo e renda melhor em testes deste tipo. Testes de auto conhecimento  facilitam ao profissional identificar o seu perfil, e assim ele pode direcionar melhor quais vagas e concursos irá disputar. Quando o profissional se conhece e somente concorre a vagas para qual tenha perfil, a aprovação se torna algo natural.

Porém, não é correto nem produtivo buscar na internet ou outros meios testes psicológicos de uso restrito de psicólogos e estudar as respostas como se fosse uma prova de múltipla escolha. Quando o profissional ou estudante de concurso faz isto, o mesmo:

  • Está fraudando o exame,  pois o candidato está dissimulando as respostas com o claro objetivo de enganar o psicólogo.
  • O psicólogo tem anos de experiência em identificar perfis psicológicos e dificilmente vai ser enganado por respostas prontas e ensaiadas.   O psicólogo competente e experiente  perceberá as discrepâncias de várias formas, como sua linguagem corporal e outros fatores. Quando você dá respostas ensaiadas tentando levar este profissional ao erro,  fica em uma situação parecida a de alguém de pele muito clara, de olhos azuis e pelos loiros que pinta a pele com maquilagem e declara que é negro(o tom da pele não enganaria ninguém minimamente perspicaz, não é mesmo?).
  • Quando faz uso destes artifícios para conseguir aprovação em uma vaga de emprego ou cargo público para qual não tenha perfil psicológico ou técnico para atuar, você também está enganando a si mesmo, pois pode acontecer de você conseguir passar por um psicólogo inexperiente e ser aprovado em todas as outras etapas do processo seletivo.  Mas ainda assim você não vai ser o candidato ideal para ocupar o cargo ou que a empresa precisa e vai acabar não conseguindo se adaptar a função, ou ainda ser um profissional profundamente frustrado por exercer uma atividade para qual não tem perfil.

Conclusão

Este artigo mostrou que os testes psicotécnicos são um instrumento importante para a seleção adequada de pessoas a vagas de emprego, uma vez que garante a adequação do candidato ao perfil exigido pela vaga e valorizado pela empresa.

Vimos também quão importante é estar devidamente preparado, mas que devemos ter o cuidado para não exagerar e tentar burlar os testes, o que só nos seria prejudicial.

Portanto, tenha por hábito exercitar sua mente, fique calmo, preste atenção nas instruções e dê o seu melhor!

Fonte:

  1. http://guiadicas.net/teste-psicotecnico/
  2. http://testesonline.com/2011/08/praticar-testes-psicotecnicos/
  3. http://concursos.depolicia.com/todos-os-segredos-revelados-de-como-se-preparar-para-o-psicotecnico
  4. http://www.youtube.com/watch?v=YZ2mfMsARBo
  5. http://super.abril.com.br/cotidiano/manual-secreto-rh-621685.shtml
  6. http://www.recursosdeemprego.com/?p=197
  7. http://euquerotrabalho.com/como-se-comportar-em-um-teste-psicotecnico.html
  8. http://oglobo.globo.com/emprego/exame-psicotecnico-melhor-nao-se-preparar-4694728
  9. http://oglobo.globo.com/emprego/saiba-mais-sobre-exame-psicotecnico-4720685
  10. http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060622073148AAvDIJt
  11. http://www.pontoxp.com/testes-psicologicos-de-entrevista-de-emprego/
  12. http://www.algosobre.com.br/psicologia/teste-do-desenho-um-espelho-da-alma.html
  13. http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110825122115AA2M8Jx
  14. http://pt.wikipedia.org/wiki/Exame_psicot%C3%A9cnico

Crédito das fotos:

  1. Por Shane T. McCoy (http://www.navy.mil/view_ahhphotos.asp?page=12) [Public domain], undefined

GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-ME POR COMPARTILHÁ-LO!

Espero sinceramente que este  artigo seja útil para que você consiga obter a melhor performance possível em testes psicotécnicos ao aplicar imediatamente as técnicas aprendidas neste artigo. Se você gostou deste artigo, porque não me ajuda ao compartilhá-lo com seus amigos, familiares e colegas de trabalho através do Twitter, Facebook e Google +1? Para isso, basta usar os botões sociais que temos na lateral esquerda  ou no fundo do artigo  para compartilhar com os seus amigos, familiares e conhecidos. É muito simples e não te custa nada. Também poderá ajudar mais ainda comentando este artigo, deixando suas impressões, sua experiências durante testes psicotécnicos, críticas construtivas (não sou perfeito e estou disposto a aprender com você) e sugestões para melhorar o nosso site. Se desejar, também poderá Assinar o  Site e receber as nossas atualizações por email. Muito obrigado e volte sempre para conferir as novidades!

3 opiniões sobre “Testes psicotécnicos. O que são e como se comportar em um?”

  1. eu acredito que seja obrigatorio o teste sim,mas que avaliassem primeiro o perfil de cada candidato no momento!. porque tem alguns que estao a muito tempo sem estudar e complica, ou entao a psicologa julgasse de outros metodo mais comvenciona. nao uns raciocinio de nivel muito dificil obrigado

Deixe uma resposta