vocação profissional é fundamental

Vocação profissional. O que é? Porque é importante descobrir e seguir

vocação profissional é fundamentalVocação profissional. Muitos adolescentes e até profissionais atuantes em sua carreira se questionam qual é a sua verdadeira vocação profissional. No caso do jovem que ainda está estudando, do que está se preparando para o vestibular ou que está em busca do primeiro emprego, saber qual é afinal a própria vocação é um desafio especialmente grande e importante, pois o mesmo ainda está com a personalidade em formação e geralmente não tem experiência  de vida.

Este artigo responde três importantes perguntas sobre o tema:

  1. O que é vocação profissional?
  2. Porque é importante descobrir e seguir a sua vocação profissional?
  3. Como descobrir sua vocação profissional?

Veja também os artigos:

O que é vocação profissional?


Vocação profissional é a habilidade de um indivíduo para certo campo do conhecimento humano. É a  capacidade que uma pessoa tem para realizar determinadas atividades.

Baseado na vocação profissional é que um jovem pode escolher uma ou mais profissões ou ofícios que:

  1. Sejam adequados ao seu perfil, tanto psicológico quanto de personalidade;
  2. Ele possa aproveitar melhor suas habilidades e também desenvolver o seu potencial,
  3. Ele desempenhe bem e com prazer as tarefas e desafios que são peculiares a estas profissões
  4. .

Porque é importante descobrir e seguir a sua vocação profissional?

A empregabilidade é a capacidade que um profissional desenvolve de adaptar-se às novas necessidades do mercado, continuar prestando serviços que satisfaçam os  clientes,  ganhar dinheiro e  proteger a carreira  dos riscos inerentes ao mercado de trabalho, mantendo-se empregado. E um dos  principais pilares da empregabilidade é o profissional exercer uma atividade que esteja em afinidade com a sua vocação profissional.

O indivíduo que busca  tornar-se um profissional de excelência e um ser humano realizado deve conciliar a sua profissão,  com a sua capacidade e suas paixões.  Não adianta o profissional “dar murros em ponta de faca” ao trabalhar em uma área para qual não possui real afinidade, que não está em sintonia com a sua vocação profissional.

O profissional que não tiver as habilidades básicas necessárias para exercer certa atividade ou simplesmente não gostar do que faz está na rota do desemprego, não da empregabilidade, pois mais cedo ou mais tarde:

a) se frustrará e perderá a motivação,

b) trabalhará amargurado e sem energia,

c) irá fatalmente apresentar resultados aquém  do esperado e necessário,

d)  se esquivará de maiores compromissos e responsabilidades, acomodando-se.

Também, o jovem ou profissional que não direciona a carreira conforme sua vocação profissional se arrisca a perder tempo e dinheiro ao se dedicar a  algo que  não tenha genuíno interesse ou habilidades básicas necessárias para exercer.

No ambiente profissional competitivo da atualidade, só conseguirá se destacar quem conseguir desempenhar o que faz com paixão, pois somente assim irá motivar-se a dar o seu melhor, a aprimorar-se, a buscar obter novas competências e aceitar passar pelos sacrifícios necessários ao seu crescimento profissional.

Como descobrir sua vocação profissional?

Para algumas pessoas, a vocação profissional se manifesta de forma clara na juventude, como no caso de um jovem com traço de desenho muito bom,  ou com grande facilidade para aprender a tocar instrumentos,  cantar e compor, ou com uma excepcional habilidade nos esportes, ou com matemática ou para ensinar. E isto se manifesta de forma bem natural, sendo algo que gostam muito e se saem muito bem.

Para outras pessoas, já não é tão fácil identificar a vocação profissional. Por vezes chegam ao ponto em que o indivíduo inicia a carreira em uma profissão, mas se sentem frustrados e totalmente desconfortáveis, como se não estivessem no seu lugar.

Mas, descobrir a sua vocação profissional é um processo que deve ser seguido até que o profissional sinta que atingiu o êxito, que finalmente descobriu sua vocação e pode agora se dedicar a uma profissão que realmente irá lhe trazer satisfação e resultados promissores.  Este processo pode ser resumido nas dicas a seguir:

  1. Faça testes  de personalidade e  busque o auto conhecimento;
  2. Use também os testes  de vocação profissional como ferramenta para verificar com que áreas do conhecimento humano você tem afinidade;
  3. Faça cursos de orientação profissional ou contrate um coach para ajudá-lo neste processo decisório;
  4. Pesquise informações sobre as profissões,o que os profissionais fazem e quais são as suas atribuições, tanto na teoria como na prática. Caso tenha a possibilidade de  acompanhar o dia a dia de alguma profissão a que esteja inclinado, aproveite a oportunidade e observe cuidadosamente,  tanto os seus prós como os contras;
  5. Converse com pessoas que atuam nas áreas e profissões que tenha interesse, peça a eles que digam o que pensam de sua profissão, o que fazem durante um dia normal de trabalho, porque gostam(ou não) dela,  e todas as suas demais dúvidas;
  6. Esteja aberto a novas experiências. Busque suas aptidões, habilidades e interesses das mais variadas maneiras. Leia livros diferentes, busque novas amizades, pratique esportes, tenha um hobby,  faça coisas diferentes para que se abra um leque maior de opções possíveis e assim você possa descobrir suas paixões e fazer uma escolha mais consciente.

Exemplo de testes de vocação profissional

Uma ferramenta muito interessante para ajudar alguém a descobrir suas aptidões, interesses e as profissões que são, em tese, mais adequadas são os testes de vocação profissional, ou testes vocacionais. Os testes vocacionais não fazem milagres e  não têm poder de apontar uma única profissão a ser seguida, mas ajudam muito ao prover subsídios para descobrir qual a sua vocação profissional.

Abaixo poderá observar uma lista de páginas em que se podem praticar estes testes:

 

Conclusão

Comece ou reoriente sua carreira em alinhamento com a  sua vocação profissional.  Quem não gosta do que faz não se realiza e quem não se realiza, se frustra. Quem se frustra, se estressa, se amargura, não rende, perde o emprego e provavelmente terá dificuldade de conseguir outro.

Invista em descobrir sua vocação profissional e seja um profissional feliz, bem sucedido e realizado com o que faz.

Fonte:

  1. http://www.significados.com.br/vocacao-profissional/
  2. http://noticias.universia.com.br/emprego/noticia/2012/07/31/955249/5-passos-encontrar-sua-vocaco.html
  3. http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/07/04/948076/dicas-escolher-carreira-certa-e-fazer-voce-gosta.html
  4. http://www.administradores.com.br/noticias/administracao-e-negocios/teste-de-temperamento-define-vocacao-e-tracos-profissionais/15115/
  5. mancilha.files.wordpress.com/2008/08/ocupabilidade1.pdf

Crédito das fotos: Alex E. Proimos via photopin cc

 

GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-NOS A PARTILHÁ-LO!

Espero sinceramente que este  artigo possa ser útil para que você possa descobrir sua vocação profissional.

Se gostou deste artigo, ajude-me  a  compartilhá-lo com outros usuários através do Twitter, Facebook e Google +1. Use os botões sociais que temos na lateral esquerda do artigo ou no fundo para partilhar este artigo com os seus amigos, familiares e conhecidos.

Também poderá ajudar mais ainda comentando o artigo, deixando suas impressões, suas experiências durante a busca pela vocação profissional, críticas construtivas (não sou perfeito e estou disposto a aprender com você) e sugestões para melhorar o nosso site. Se desejar, também poderá Assinar o  Site e receber as nossas atualizações por email. Obrigado!


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/majtec/www/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273