Categorias
novidades MAJTec

Hello world! MAJTec voltou!

Tela antiga de MAJTec - Seu Espaço, versão que ficou no ar entre 2009 e 2017

MAJTec, uma das marcas mais antigas da internet brasileira, presente no “ciberespaço” de formas variadas desde dezembro de 2001, finalmente voltou como site independente, após mais de 2 anos e meio fora do ar, em mais uma nova fase.

MAJTec é a marca pessoal de Marcelino AJ, um acrônimo que significa “Marcelino AJ Técnico” e começou como um site pessoal, em um tempo em que não existiam redes sociais e até blogs eram “o último grito” da moda.

Ficou curioso? Então veja a história desta marca e o que está sendo planejado para dar continuidade a este projeto que, como a fenix, pode até morrer, mas nunca deixa de renascer das cinzas.

História do MAJTec

Em agosto de 2001, Marcelino AJ teve acesso a livros e apostilas sobre HTML, que é uma linguagem de marcação utilizada na construção(programação) de páginas na Web. Como ele se interessou em colocar seus novos conhecimentos em prática, resolveu construir seu próprio site (em HTML puro, usando o notepad do windows).

Na época era muito comum as pessoas que começavam a acessar a internet criar suas páginas pessoais, especialmente em um provedor de hospedagem do yahoo chamado Geocities, que desde 2009 não existe mais. MAJTec foi criado nos moldes das chamadas páginas pessoais da época, muito semelhante a um perfil de certas redes sociais.

A cara do site inicialmente era como vemos abaixo: Primeira versão do MAJTec no Geocities Primeira versão do MAJTec no Geocities

Até 2007 foram feitas alterações cosméticas e poucas adições de conteúdo, quando o site entrou em sua segunda fase. Nesta fase, ainda hospedado no Geocities,  MAJTec ganhou um ar de portal, ganhando vários canais sobre assuntos variados e adição constante de novos conteúdos, especialmente com foco em humor, empregabilidade e motivação pessoal, passando a se chamar MAJTec – Meu espaço

Porém, o yahoo ao perceber as diversas mudanças que estavam acontecendo com a internet na época e que seu serviço Geocities já estava ficando extremamente defasado e não gerava praticamente nenhum ganho financeiro para eles, decidiu em 2009 simplesmente fechar o serviço e apagar todo o conteúdo hospedado nele, incluindo o MAJTec que anda estava lá. (veja como MAJTec era nesta época).

A Fenix revive como blog(2009-2017) 

Na época, visto que o MAJTec estava um pouco deixado de lado, Marcelino AJ somente descobriu muito próximo da data limite que o Yahoo iria fechar o Geocities e tirar do ar todo conteúdo nele hospedado, incluindo obviamente o MAJTec.
Foi uma correria para reinventar o MAJTec antes da data fatídica, mas não deu tempo. Quando finalmente o Geocities foi tirado do ar, ainda não estava no ar a nova versão de MAJTec.
A fenix morreu por alguns dias, mas ressuscitou em um novo formato, agora como um blog WordPress com hospedagem profissional e domínio próprio, o www.MAJTec.com.br. e passando a se chamar MAJTec – Seu espaço. Esta saga foi registrada detalhadamente em  um blog documentário chamado  Orfão do Geocities. De 2009 em diante, até dezembro de 2017, majtec já não representava custo zero(como é manter um perfil ou página em uma rede social). Por isso, Marcelino AJ se empenhou em criar e promover conteúdo de qualidade a fim de gerar os recursos necessários para mantê-lo funcionando.  E isto aconteceu. O blog amadureceu seu conteúdo, agora focado em empregabilidade e motivação pessoal e cresceu muito em visitação, gerando uma renda consideravelmente maior que a despesa. 
Porém, existe um ditado entre as empreiteiras que trabalham para o governo que é “morrer de fome com a boca cheia” , ao se referir ao descompasso entre as despesas e a receita líquida e certa. 2017 foi um ano especialmente difícil para Marcelino AJ e não havia dinheiro disponível para pagar a hospedagem e o domínio, que são despesas anuais. Porém, MAJTec já havia gerado receita suficiente para mais um ano de funcionamento, porém devido a diversos contratempos, o dinheiro não chegou antes das contas vencerem, e o blog infelizmente saiu do ar, no momento em que ele apresentava números de visitaçãos históricas, e receitas significativas. Mas não teve jeito e a fenix morreu de novo!
A marca MAJTec e parte do seu conteúdo, majoritariamente ligados a motivação pessoal, continuou no ar através da página do facebook do blog MAJTec, que não foi deletada.

MAJTec, a fenix revive em 2020

Agora, neste anos de 2020, vivemos diversos novos além dos antigos, como:
Quarentena devido a pandemia de COVID 19;
Uma crise econômica que promete ser das piores que essa geração já viu;
Os diversos desafios para conseguir e manter um emprego, conseguir e manter um negócio no momento em que nosso país e o mundo está passando.
Por isso, MAJTec está de volta, agora como MAJTec – Carreira e Desenvolvimento Pessoal.

Ele voltou com a missão de ajudar você a superar esse momento, com Motivação Pessoal, dicas de carreira e empreendedorismo e desenvolvimento pessoal.

Veja alguns dos principais artigos do site que mostram como MAJTec – Carreira e Desenvolvimento Pessoal consegue cumprir com sua nova missão:

Esperamos que você goste dos conteúdos antigos reformulados e dos novos que serão criados e que ele te ajude a enfrentar os desafios profissionais e pessoais de 2020 e os que ainda virão. 

Por Marcelino AJ

Marcelino AJ é Técnico em eletrônica e eletricista, mas faz de tudo um pouco. Também é autor e mantenedor do site MAJTec - Carreira e Desenvolvimento Pessoal e compartilha conteúdo de qualidade com dicas de carreira, motivação e Desenvolvimento pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.